Plano de Ensino

Medicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: Pesquisa e Redação Científica em Medicina

Código: 70-1118

Carga Horária: 90 horas Teórica: 30 Prática:60

Nº de Créditos: 06

 

EMENTA

Etapas da produção científica. Levantamento, quantificação e sistematização de dados. Métodos e técnicas de redação científica. Produção textual de gêneros acadêmicos-científicos. Interpretação de textos e trabalhos científicos médicos. Instrumentalização para publicação de produção científica.

 

OBJETIVOS

Objetivos Geral

Oportunizar as ferramentas e técnicas de redação científica e de apresentação oral de trabalhos acadêmicos.

Conhecer e aplicar métodos quantitativos em pesquisa na medicina.

 

Objetivos Específicos

Realizar leituras, analisar redação de textos de forma dinâmica e organizada de leitura e técnicas por meio das quais os textos são lidos, analisados e categorizados.

Redigir textos dos gêneros acadêmico-científicos.

Produzir textos levando em consideração a correção linguística adequada à redação científica.

Elaborar apresentação conforme formatação disciplinada no manual de orientação acadêmica para tal fim.

Aprimorar habilidades comunicativas com a oralidade, a postura do falante e oratória adequada.

Utilizar métodos quantitativos de acordo com a necessidade da pesquisa.

 

CONTEÚDO CURRICULAR

Gêneros acadêmico-científicos: tipos e técnicas de produção (Paper; Resumos; Resenhas, Artigo Científico).

Redação científica: planejamento, elaboração e revisão.

Progressão textual e articuladores textuais.

Coesão e coerência textuais.

Uso da variedade linguística técnica.

Aspectos morfossintáticos da redação científica.

Concordância verbal e nominal. Regência verbal.

A escrita de artigos científicos e suas especificidades.

Técnicas de elaboração de material para apresentação oral de trabalhos acadêmicos.

Introdução aos métodos quantitativos em medicina.

 

METODOLOGIA

Aulas expositivas dialogadas com material didático apresentado em meio analógico e digital. Aulas práticas orientadas, leituras e análise de artigos. Produção de portfólios. Apresentação de dinâmicas que propiciem o aprendizado para a socialização por meio de apresentações orais em seminários.

 

AVALIAÇÃO

As avaliações têm caráter formativo, somativo e diagnóstico. A avaliação formativa objetiva identificar avanços e limitações dos alunos, orientando-os aos ajustes necessários durante o semestre. A avaliação somativa ocorre mediante atribuição de notas e compreende avaliações teóricas, elaboração da apresentação do escopo dos resultados do trabalho de conclusão de curso, realizado de forma individual. E a avaliação diagnóstica embasa-se na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÈCNICAS. ABNT NBR 6022. Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa – 2003.

ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BASTOS, Cleverson Leite; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Makron Books, 2012.

FERRARI, Rosane de Fátima; BRUM, Olívio Bochi; ECCO, Idanir; VENDRUSCOLO, Giana Bernardi 2 Brum. Manual de Normas Técnicas para Produção Acadêmica da URI. Frederico Westphalen – RS. 2017.

MASSAD, Eduardo et al. Métodos quantitativos em medicina. Barueri: Manole, 2004.

MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.