DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: PESQUISA CIENTÍFICA EM MEDICINA Código: 70-772 Carga Horária: 30 horas Teórica: 15h Prática: 15h Nº de Créditos: 02
1 EMENTA Treinamento baseado no método da observação rigorosa e no desenvolvimento do espírito crítico. Atualização em relação aos avanços tecnológicos na prática médica. Pesquisa científica aplicada à área médica. Avaliação crítica da bibliografia médica. Aplicação prática da medicina baseada em evidências. Treinamento em pesquisa e revisão bibliográfica. Elaboração e construção do projeto de trabalho de conclusão do curso de Medicina.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivos Gerais
2.2 Objetivos Específicos Espera-se que esta disciplina permita a aquisição das seguintes competências, habilidades e atitudes:
3 CONTEÚDO CURRICULAR: 1 A valorização da pesquisa científica na obtenção do conhecimento médico O desenvolvimento do processo mental e a elaboração do pensamento científico O estudo da formulação de hipóteses, leis e teorias A aplicação e avaliação práticas de hipóteses e teorias O estudo dos fundamentos epidemiológicos e estatísticos na pesquisa clínica O problema da indução A análise crítica das publicações científicas A divulgação da pesquisa científica O trabalho científico e sua influência na educação médica continuada A ética em pesquisa médica Agências de fomento à pesquisa científica - o desenvolvimento de projetos
2 Serviço de Biblioteca e Documentação. Dimensionando a Biblioteca Central: Organização; Fichários/Rede interna; Acervos; Serviços oferecidos; Localização e obtenção de materiais. Bases de Dados -MEDLINE - PUBMED; MEDLINE/ LILACS -BIREME
3 Pesquisando na Internet:
4 BIBLIOTECA VIRTUAL; JCR (Journal Citation Reports = Fator de Impacto dos Periódicos); CAPES; OVID; SCIELO
5 Elaboração e construção do projeto de trabalho de conclusão de curso
6 Técnicas de apresentação oral do projeto
4 METODOLOGIA Aulas expositivas dialogadas com material didático apresentado em mídia digital. Leitura de textos selecionados referentes ao conteúdo curricular com exigência de preparação dos textos pré aula. Aulas práticas em Laboratório de Informática e/ou Sala de Aula, mediante acesso de portais nacionais e internacionais (banco de dados científicos na área da saúde). As atividades objetivam proporcionar aos alunos, a construção individual do projeto do trabalho de conclusão de curso, por meio do conhecimento adquirido no decorrer do curso e pela análise crítica das leituras realizadas. Para tal, serão oportunizados momentos de reflexão e questionamentos na sala de aula, ainda, serão indicados sites de busca de artigos científicos para despertar senso crítico e científico na construção do trabalho de conclusão de curso. Também, será desenvolvido dinâmicas que propiciem o desenvolvimento da criatividade e aprendizado para a socialização dos projetos, mediante apresentações orais.
5 AVALIAÇÃO As avaliações têm caráter formativo, somativo e diagnóstico. A avaliação formativa objetiva identificar avanços e limitações dos alunos, orientando-os aos ajustes necessários durante o semestre. A avaliação somativa ocorre mediante atribuição de notas e compreende avaliações teóricas, elaboração do projeto do trabalho de conclusão de curso, realizado de forma individual, apresentação do projeto (qualificação à banca examinadora), e pela participação/envolvimento nas aulas. E a avaliação diagnóstica embasa-se na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos da disciplina.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CARDOSO, Gilberto Perez et al. Iniciação à pesquisa científica em medicina. Rio de Janeiro: Epub, 2001. GUYATT, Gordon; RENNIE, Drummond. Diretrizes para Utilização da Literatura Médica: Manual para Prática de Medicina Baseada em Evidências. Porto Alegre: Artmed, 2011. POPPER, Karl Raimund. - A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 2012, 1996, 1975.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DYNIEWICZ, Ana Maria. Metodologia da Pesquisa em Saúde para Iniciantes. Curitiba: Editora Difusão, 2014. GUERRIERO, Iara Coelho Zito; SCHMIDT, Maria Luisa Sandoval; ZICKER, Fabio (Org.). Ética nas pesquisas em ciências humanas e sociais na saúde. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008. GUILHEM, Dirce; DINIZ, Debora; ZICKER, Fabio (Coord.). Pelas lentes do cinema: bioética e ética em pesquisa. Brasília: Letras Livres, 2007. GUILHEM, Dirce; ZICKER, Fabio (Coord.). Ética na pesquisa em saúde: avanços e desafios. Brasília: Letras Livres, 2007. MASSAD, Eduardo; XAVIER DE MENEZES, Renée; SILVEIRA, Paulo Sérgio. Métodos quantitativos em medicina. São Paulo: Manole, 2004.
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