Escola Básica

URI Erechim participa do Desafio Regional de Robótica 2024 | | URI Câmpus de Erechim

URI Erechim participa do Desafio Regional de Robótica 2024

22/08/2024 - 98 exibições

A URI Erechim brilhou no Desafio Regional de Robótica, realizado na sexta-feira, 16, e sábado, 17, no Pólo de Cultura, no Parque da ACCIE (Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim). O evento reuniu competidores de diversas instituições da região, destacando-se a participação do Espaço Maker da Escola de Educação Básica da URI e dos cursos de Engenharia da Universidade.

A Escola participou nos desafios de sumô e estoura balão. No desafio de sumô, os alunos mostraram suas habilidades em desenvolver robôs microcontrolados, capazes de competir, empurrando seus adversários para fora do ringue. No desafio estoura balão, os robôs precisavam estourar os balões adversários em uma competição que exigiu precisão e estratégia dos pilotos. Além da participação, o Espaço Maker apresentou diversos projetos que foram desenvolvidos por alunos do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental.

Já os cursos de Engenharia da URI apresentaram protótipos inovadores de robótica e tecnologia aplicada. Os projetos demonstraram a aplicação prática de conceitos avançados em robótica e automação, com a integração dos projetos de braços robóticos, manual e automatizado, com identificação automática de cor, além de um estacionamento inteligente desenvolvido por alunos do Curso de Engenharia Elétrica.

O Desafio Regional de Robótica 2024 foi uma vitrine para o talento e a criatividade dos estudantes da URI, que mostraram como a integração entre educação básica e ensino superior pode resultar em projetos de alta qualidade. Além de competirem, os alunos da escola tiveram a oportunidade de trocar experiências e aprender com outros participantes, fortalecendo ainda mais o espírito de colaboração e inovação que permeia a instituição.

A participação da Universidade e da Escola no evento não só reforça o compromisso da instituição com a excelência acadêmica, mas também destaca o papel fundamental da tecnologia e da robótica na formação dos futuros profissionais.