URI Erechim

Escola Básica

Concluintes do Ensino Médio da Escola fazem viagem de estudo à Serra Gaúcha | | URI Câmpus de Erechim

Concluintes do Ensino Médio da Escola fazem viagem de estudo à Serra Gaúcha

28/08/2024 - 144 exibições

Alunos do Terceirão da Escola de Educação Básica da URI realizaram, de 20 a 23 de agosto, uma viagem de estudos à Serra Gaúcha. O roteiro contemplou Cambará, Cânion Fortaleza, Itaimbezinho, Três Coroas, Gramado, Cascata do Caracol, Lago Negro, Mini Mundo, Canela e sua Catedral, com a realização de esportes de aventura como o raffiting.

A viagem culminou com um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Matemática, com a professora Lisane Leal Severo; Biologia, com o professor Alan José Bresolin; e Educação Física, com o professor Bruno Assoni Faleiro. A iniciativa envolveu a produção de mini documentários científicos, respeitando todas as etapas de criação audiovisual (pré-produção, produção, pós-produção), argumento, roteiro e edição, numa atividade de proatividade, atenção a detalhes, organização e trabalho em equipe.

No roteiro, entrevista e filmagem entrevistando o professor sobre os esportes de aventura no Brasil e no Rio Grande do Sul, quais as principais modalidades, potencial turístico do local e relação saúde e esporte.

Em relação à Matemática, realizaram filmagens de áreas de floresta de plantio e extração de Pinus sp., como ocorre o corte, a seleção e o preparo dos troncos para a indústria madeireira, as perdas neste processo, cálculo de cubagem e Teorema de Tales.

Na área da Biologia, fizeram a observação da ombrófila mista (externa e no interior da floresta), áreas de floresta de plantio (silvicultura) de Pinus sp. (externa e no interior da floresta, floresta de Pinus coberto por fascículos (“folhas”) e sem outras espécies nascendo (desertos verdes), Mata Atlântica, Floresta de Araucárias, presença de umidade e epífitas, fósseis de madeira e na Mina.

O trabalho geral avaliou planejamento, pesquisa, conteúdo, estética e capacidade de comunicação do argumento por meio de filmagens, depoimentos/entrevistas, utilização de caracteres ativos/de ênfase, sons de ambiência e ruídos, trilha sonora, dentre outros.

Segundo os professores, atividades como essas só reforçam a importância do trabalho interdisciplinar através da prática, da experiência e da vivência aliadas ao conhecimento.