Alunos de Psicologia fazem visita de estudos | | URI Câmpus de Erechim

Alunos de Psicologia fazem visita de estudos

01/06/2022 - 638 exibições

Acadêmicos do sétimo semestre (turma 2019), do Curso de Psicologia da URI, realizaram nesta terça-feira, 31 de maio, uma visita de estudos até a Sociedade Getuliense de Apoio ao Dependente (SOGEASME), em Getúlio Vargas.

Acompanhados pela professora Mariana A. Mari, os alunos foram recepcionados pelo coordenador da Comunidade Terapêutica, Cristian Moravski, que explanou sobre o trabalho realizado, as características dos residentes, o processo de ressocialização, o papel da família, o fluxo de entrada e saída, a rotina, a equipe multiprofissional, bem como as experiências com o trabalho realizado pela Instituição.

Foi uma oportunidade onde os estudantes, através de seus questionamentos, puderam conhecer de perto a entidade e o formato de trabalho oferecido. Além disso, foi realizado um passeio pelas dependências do local que conta com uma infraestrutura de fazenda com animais, muito espaço, pomares, estufa de verduras, entre outros. Esta realidade é importante tendo em vista que o usuário que dá entrada na comunidade fica em torno de 6 a 9 meses, em média, e se envolve em diferentes atividades durante a sua permanência, como limpeza, comida, criação dos animais, horta, entre outras.

A Comunidade Terapêutica SOGEASME tem capacidade para atender até 20 dependentes químicos para reabilitação, todos do sexo masculino, e conta com uma equipe multidisciplinar que envolve coordenador, monitores, psicólogas e técnico de enfermagem.

A experiência de poder ir até o local e conhecer de perto a realidade, possibilitou aos alunos, futuros psicólogos em formação, expandir seu olhar e considerar aspectos e fatores que os livros não são capazes de oferecer, ou seja, a vivência do dia a dia com dependentes químicos.