Curso de Fisioterapia alerta sobre os malefícios do cigarro eletrônico e narguilé | | URI Câmpus de Erechim

05/06/2022 - 522 exibições

O Curso de Fisioterapia da URI Erechim realizou palestras, no mês de maio, orientando e alertando jovens do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de Erechim e região Alto Uruguai sobre o uso de cigarros eletrônicos ou vapes e narguilé. A orientação se faz necessária em virtude dos adolescentes e jovens estarem utilizando, de forma acelerada, estes dispositivos.

O uso do cigarro eletrônico tem se tornado cada vez mais comum no Brasil, mesmo com a comercialização e a importação proibidas no país. A moda ganhou força principalmente entre adolescentes e jovens. De acordo com dados do relatório COVITEL (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia), divulgado recentemente pela UMANE, associação civil, sem fins lucrativos, dedicada a apoiar iniciativas de prevenção de doenças e promoção à saúde, 1 a cada 5 jovens, entre 18 e 24 anos, faz uso de dispositivos eletrônicos de fumo no país, o que equivale a 19,7% da população. O alerta é extremamente importante aos adolescentes, pois este tipo de cigarro é bastante prejudicial à saúde.

O Curso de Fisioterapia da URI realiza, há mais de 10 anos, atividades de prevenção ao Consumo de Tabaco, onde acadêmicos de diferentes cursos auxiliam na divulgação dos malefícios do cigarro em datas alusivas, como o Dia Mundial sem Tabaco, Dia Nacional do Combate ao Tabagismo e, neste ano, o curso foi convidado a realizar palestras, em diferentes escolas, para dialogar com os alunos sobre estes novos perigos.

Esta iniciativa dos coordenadores das escolas de Erechim e região se deu em função da divulgação do Projeto PREVDROGAS, criado pelo curso de Fisioterapia, em parceria com a Escola Básica da URI, onde estudantes, já no início do Ensino Fundamental II, recebem informações quanto à prevenção do consumo de drogas.

Este trabalho vem sendo realizado desde 2019 onde a ideia central é informar e orientar os estudantes para que não utilizem drogas, bem como aproximar os estudantes da escola e das famílias para que existam momentos de diálogo a respeito deste assunto.

A professora Fernanda Dal’ Maso Camera, idealizadora deste projeto, ressalta o quanto tem sido importante as atividades realizadas com os estudantes da Escola Básica da URI. Por isso, parabeniza os diretores e coordenadores da escola por permitirem a realização deste trabalho, pois só vem a somar na educação dos nossos estudantes.

Dessa forma, o Curso de Fisioterapia realizou palestras onde acadêmicos do Curso, juntamente com a professora Fernanda, conversaram com os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio na perspectiva de orientar e esclarecer dúvidas quanto ao uso do cigarro eletrônico e narguilé. A Escola Estadual Ensino Médio Dr. João Caruso recebeu o curso de Fisioterapia para a atividade no dia no dia 05 de maio e a Escola Nossa Senhora de Lourdes, de Três Arroios, no dia 24 de maio.

Conforme a Profa. Fernanda, “estas atividades são de extrema importância, pois auxilia na educação destes jovens e proporciona aos acadêmicos novas experiências e oportunidades de participarem de projetos oferecidos pela Universidade.