URI participa de reunião para discutir participação em plataforma de inovação | | URI Câmpus de Erechim

URI participa de reunião para discutir participação em plataforma de inovação

10/06/2022 - 320 exibições

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), juntamente com as demais universidades do COMUNG (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas), deverá integrar, a partir de janeiro do ano que vem, a Plataforma ON, que vem sendo utilizada pela ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais).

O projeto foi tema de uma importante reunião, realizada na sexta-feira, 3, no Salão Nobre da URI Erechim, onde ocorreu a apresentação da Plataforma, por lideranças da ACAFE, e que será disponibilizada a partir de janeiro de 2023 para as 14 Instituições Comunitárias que integram o Comung no Rio Grande do Sul.

A reunião foi dividida em três momentos: a primeira parte foi com a participação do Reitor Arnaldo Nogaro, do Diretor-Geral do Câmpus, Paulo Roberto Giollo, e do Diretor Administrativo, Paulo José Sponchiado, e de forma remota para as direções dos demais Câmpus da Instituição.

O segundo momento foi destinado à participação do setor público de cada região, que contou com a presença de prefeitos e secretários municipais de todas as regiões de abrangência da URI.

O terceiro momento foi com as representações do setor privado. Em Erechim, estavam presentes o Secretário de Desenvolvimento e Inovação, Emerson Schelski, juntamente com sua equipe, e a representação da Secretaria de Educação. Do setor privado, participaram o Presidente da Accie, Fabio Vendruscolo, a Presidente da CDL, Débora Lunardi Stumpf, e o Presidente do Conselho de Desenvolvimento de Erechim (CODER) Mário Cavaletti.

As reuniões contaram com a participação de representantes do Consórcio das Universidade Comunitárias Gaúchas (Comung) e da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). O objetivo do encontro foi explicar o funcionamento da Plataforma de Inovação das Instituições Comunitárias de Santa Catarina, que é um ambiente dedicado à integração, apoio, prospecção e potencialização de ações das Instituições de Ensino Superior (IES) do Sistema ACAFE que será estendido agora para as instituições que integram o COMUNG.

A entrada das universidades que fazem parte do Consórcio ainda está em fase de implementação, mas a previsão para que a comunidade possa consultar e utilizar os serviços ofertados pelas Instituições é 15 de janeiro do ano que vem.

A plataforma encontra-se em fase de utilização pelas instituições comunitárias de ensino superior, vinculadas ao Sistema ACAFE, e pelos setores público e privado das suas regiões de abrangência, contribuindo, por exemplo, para atuação junto às demandas que trazem benefícios, de forma integrada e colaborativa, a todos os envolvidos. Com isso, o projeto Plataforma de Inovação das Instituições de Ensino Superior (ICES) visa estender os benefícios, atualmente usufruídos pelos setores acadêmicos, público e privado de Santa Catarina, para o Rio Grande do Sul e, posteriormente, aos demais estados do país.