Os momentos que marcaram o Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai | | URI Câmpus de Erechim

Os momentos que marcaram o Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai

16/06/2022 - 629 exibições

Mais de 1200 jovens estudantes do Ensino Médio das escolas da região participaram, no dia 2 de junho, na URI Erechim, da etapa presencial do XVIII Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai. Os alunos, atuantes como protagonistas nas questões socioambientais, tiveram no evento a oportunidade para dialogarem com outros jovens sobre a temática “Juventude na construção de escolas e comunidades sustentáves”.

Com o envolvimento de mais de 30 municípios da região, o evento, promovido pelo Laboratório de Educação Ambiental da URI e 15ª Coordenadoria Regional da Educação, contou com o apoio financeiro e institucional da Prefeitura Municipal de Erechim, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O Fórum também teve o apoio, na sua concepção e realização, de estudantes voluntários dos Cursos de graduação em Ciências Biológicas, Enfermagem, Pedagogia, Psicologia, Educação Física e Agronomia.

No início de março deste ano, se delineou a parceria de estudantes e professores representantes das escolas para o desenvolvimento do evento e o incentivo à participação de outros jovens. Na etapa de organização, os jovens se dividiram em comissões para atuar na divulgação do evento e para organizar as rodas de conversa, minicursos e mesas redondas.

Após meses de preparação, eles se reuniram para atuarem como protagonistas, na URI, de forma presencial, durante a manhã e à tarde. O espaço da Universidade foi preparado para recebê-los e todos os jovens puderam desfrutar de uma programação personalizada, escolhida no momento de inscrição do evento, com atividades voltadas para o diálogo e interação entre os estudantes de diferentes municípios.

A programação teve início com a conferência sobre a construção de comunidades sustentáveis, ministrada pelo biólogo e professor Alan José Bresolin, Diretor da Escola de Educação Básica da Universidade. Durante o Fórum, através de mesas-redondas, foram socializados os resultados dos projetos socioambientais desenvolvidos pelas escolas a partir do Edital “Juventude na construção de cidades e comunidades sustentáveis”, financiado pelo Sicredi Uniestados.

Os estudantes também puderam escolher entre 6 opções de Mesas-Redondas, definidas a partir dos temas prioritários do evento: gestão de resíduos sólidos e cidadania; enfrentamento à dengue na região; água, saneamento e saúde humana; áreas verdes e bem-estar humano; consumo sustentável: o impacto das nossas escolhas; e a juventude no enfrentamento e mitigação à mudança climática. Além disso, puderam participar de minicursos e rodas de conversas, ministradas por outros jovens representantes de municípios do Alto Uruguai.

O Fórum ocorreu simultaneamente com a Semana Alto Uruguai de Meio Ambiente (SAUMA) quando os estudantes puderam desfrutar também de uma Feira de Orgânicos que ocorria no local. Por fim, o evento reuniu centenas de jovens para debaterem, pensarem e planejarem ações concretas para tornar suas escolas e comunidades mais sustentáveis.