Escola Básica

Alunos da Escola Básica mostram seus talentos em atividade artística | | URI Câmpus de Erechim

Alunos da Escola Básica mostram seus talentos em atividade artística

17/06/2022 - 506 exibições

Desafiar os alunos a mostrarem seus talentos nas artes como dança, declamação, leitura, instrumentos musicais, canto, desenho, entre outros. Essa foi a atividade proposta aos alunos dos primeiros anos do Ensino Médio, através do Itinerário Formativo: Oficina de Textos, ministrado pelas professoras Viviane Forcellini Domingues e Letícia Dumke.

A iniciativa resultou numa apresentação artística, ocorrida na segunda-feira, 13, no Salão de Atos, e que foi assistida pelos 161 alunos dos oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental.

No entanto, em todas as apresentações, os alunos precisavam fazer uma reflexão sobre o MITO DE NARCISO e suas contribuições e alertas para o mundo atual. O narcisismo tem como características de personalidade que incluem opinião muito elevada sobre si mesmo, necessidade de admiração, crença de que as outras pessoas são inferiores e a falta de empatia pelos outros. E foi isso que os alunos tiveram que demonstrar, pois o narcisista pensa, sente e interage com o mundo de maneira diferente da maioria das pessoas.

Todo o planejamento, organização e execução do projeto foram feitos pelos próprios alunos, os quais demonstraram maturidade, liderança e protagonismo juvenil.

Uma analogia interessante foi proposta a partir do tradicionalismo e do escotismo, mostrando que movimentos que trabalham a coletividade, o altruísmo e a resiliência, podem se contrapor ao excesso de visão narcisista, cultuado pelas mídias.

Segundo as professoras, foi uma atividade que possibilitou um aprendizado significativo de que a proatividade, o empenho e a empatia podem servir de reflexão sobre o modo de agir e de conviver em sociedade.