Escola Básica

Alunos da Escola se destacam na Olimpíada Brasileira de Matemática | | URI Câmpus de Erechim

Alunos da Escola se destacam na Olimpíada Brasileira de Matemática

20/06/2022 - 411 exibições

Alunos da Escola da URI obtiveram novamente destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), que tem como objetivo principal estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes. Os resultados são referentes a 2021 e três alunos do Ensino Médio receberam Menção Honrosa: os irmãos Gabriel e Gustavo Hollerweger Porcher, do 2º ano, e Augusto Esposito, do 3º ano.

"Considero essencial edificar o conhecimento a partir de variados pilares. É com base na coragem de explorar desafios - assim como foi participar da OBMEP - que novas possibilidades são descobertas e se encontram rumos na sinuosa senda da busca pela sabedoria", disse Gabriel Hollerweger Porcher.

"Diariamente, somos instigados a novos desafios. Alguns podem ser acessíveis, enquanto que outros, aqueles mais complexos e laboriosos, demandam esforço e tempo. A OBMEP, para mim, representa uma prova complexa, mas possível com todo o caminho de construção até o resultado. Sei que outros milhares de jovens também auferiram boas colocações e, paralelamente, outros não o adquiriram, pois cada um apresenta as suas habilidades. Mas, afinal, essa pluralidade vale muito mais do que apenas um resultado, já que todos e todas são essenciais para somar, do seu jeito, conhecimento para o país," afirma Gustavo Hollerweger Porcher.

Neste ano, vários alunos da Escola se inscreveram e já participaram da 1ª fase, que é a aplicação da prova objetiva, de 20 (vinte) questões, diferenciadas por níveis em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das escolas, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP.

A 2ª fase é constituída por uma prova discursiva contendo 6 (seis) questões, também diferenciadas por níveis, aplicada em centros escolhidos pela OBMEP. Participam dessa fase apenas os alunos classificados, segundo os critérios descritos no Regulamento.