Curso de Medicina marca presença ativa na Escola Salgado Filho | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Medicina marca presença ativa na Escola Salgado Filho

30/06/2022 - 447 exibições

Alunos do terceiro semestre do Curso de Medicina da URI realizaram, no dia 14 de junho, uma ação na Escola Estadual de 1º Grau Joaquim Pedro Salgado Filho, no Bairro São Cristóvão, em Erechim. O objetivo, que fez parte da curricularização da extensão, está previsto nos componentes curriculares de Microbiologia, Parasitologia Básica e Imersão SUS, sendo que a referida escola recebe os alunos da Medicina, semanalmente, para estágio.

A atividade desenvolvida consistiu em uma conversa expositiva com os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental sobre a Dengue e a Giardíase. Os temas abordados foram escolhidos devido a grande incidência no bairro tanto do mosquito Aedes aegypti (mosquito vetor da dengue) quanto da Giardia lamblia (parasita desencadeador da giardíase).

Primeiramente, os estudantes de Medicina fizeram uma breve exposição sobre os assuntos e, posteriormente, realizaram um “quiz” com os alunos, objetivando a memorização dos temas por aprendizado ampliado. Os alunos da escola participaram efetivamente no projeto, haja vista que interagiram plenamente com os acadêmicos, sanando dúvidas, comentando sobre o cotidiano doméstico e, ainda, levando conhecimento às famílias.

A aprendizagem no modelo mais integrativo contribui com o ensino atual, pois muitos alunos, em virtude da pandemia do Covid-19, apresentam níveis irregularidades no ensino. Da mesma forma, os acadêmicos puderam expor seus conhecimentos científicos e conviver um pouco mais com a realidade de ensino, fomentando a união entre escola e saúde.