As integrantes do grupo Universidade sem Limites da URI participaram de várias ações lideradas pelos cursos de graduação. No mês de junho, o Curso de Nutrição promoveu uma oficina com uma atividade interativa sobre a microbiótica intestinal. Enquanto isso, o Curso de Psicologia promoveu uma ação voltada para a criação da “Minha Cartilha de Memórias”, e o professor Paulo Molossi ministrou uma oficina de língua inglesa, realizada também em agosto.
Foi realizada também a tradicional Festa Junina, organizada pela professora Alessandra Dalla Rosa da Veiga, atividade prestigiada pelo Diretor Acadêmico, Adilson Stankieswcki, momento onde a presidente do grupo, Leonilda Sandini, parabenizou a URI pela conquista da nota máxima no curso de Medicina, ressaltando a importância da Universidade para a comunidade e pelas atividades que oferece às participantes do grupo.
No mês de julho, foi realizado o almoço de encerramento do semestre, na Vila Trentin, com a participação dos acadêmicos Ionara Mattia e Augusto Zakrzevski, do Curso de Educação Física, que auxiliaram nas atividades que foram desenvolvidas, uma delas, um passeio pelo local e um bingo.
Em agosto, ao retomarem as atividades, o grupo iniciou a campanha para o Dia da Criança, em outubro, e planejamento para o segundo semestre. As professoras do Curso de Ciências Biológicas, Sônia Zakrzevski e Rosane Restello, desenvolveram a oficina sobre o enfrentamento às mudanças climáticas. As participantes do programa realizaram reflexões acerca das mudanças que percebem no clima de hoje, quando comparado ao período em que eram jovens. Uma grande preocupação do grupo está associada ao enfrentamento aos eventos climáticos extremos que estão cada vez mais frequentes e intensos.
A partir da oficina, um grupo de senhoras começou o monitoramento participativo da ocorrência – ou não – de chuvas. Esse monitoramento envolveu a construção e instalação de pluviômetros artesanais (de garrafa pet) nas suas residências. Diariamente, sempre no mesmo horário, são coletados os dados referentes aos milímetros de chuva e registrados em uma planilha. Esses dados serão registrados em um aplicativo de celular (Dados a Prova d´água). Os dados dos pluviômetros ficam disponíveis em um Painel de Observações (dashboard) e possibilitam a verificação da precipitação diária no município, a comparação com outras redes implantadas em outros municípios da Região ou do País. Com a iniciativa, o grupo passou a integrar uma rede local de observação da chuva.
A oficina contou também com a colaboração de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e outros envolvidos em projetos de Iniciação Científica e de Extensão que atuam no Laboratório de Educação Ambiental da URI Erechim.
O Curso de Odontologia também desenvolveu uma ação com a Universidade sem Limites, realizando anamnese, exame clínico e radiográfico, orientações em higiene, saúde bucal e avaliação preventiva para câncer de boca, além de atender algumas situações de urgência que se fizeram necessárias. Essas atividades foram ministradas pelas professoras Gabriela Ortigara e Caroline Pietroski Grando, juntamente com os acadêmicos da turma 2021, na disciplina de Estágio em Clínica Integrada I.