Mais uma experiência importante na vida dos alunos da Escola de Educação Básica da URI: conhecer os principais pontos turísticos de Buenos Aires e Montevidéu. A viagem aconteceu de segunda-feira, 09, a domingo, 15, com 56 alunos do 2º ano do Ensino Médio, acompanhados pelos professores Abel Francisco Vargas, Cristian da Costa e Silva, Janci Hubner e Lisane Leal Severo.
Os locais visitados em Buenos Aires foram: Plaza De Mayo, Catedral Metropolitana, Caminito, Museu Malba, Recoleta, Bosque Palermo, Jardim Japonês e um jantar show no Madero Tango, conhecendo um pouco mais da cultura argentina.
Na sequência, conheceram Porto Madero – travessia Buquebus, de Buenos Aires (Argentina) a Colônia do Sacramento (Uruguai), chegando em Montevidéu, onde passaram também por diversos pontos: Avenida 18 de Julho, Praça Independência, Teatro Solis, Portal da Cidade, Centro Histórico, Catedral Metropolitana, Palácio Legislativo, Pocitos, Prédio da Secretaria do Mercosul e monumento de La Carreta. Na sequência, foram a Punta Del Este e Casa Pueblo.
Segundo os alunos, foi uma experiência em que se pode amadurecer, aprender a se virar sem os pais, conhecer lugares maravilhosos, fazer o câmbio de valores... tudo isso foi muito importante e desafiador.
A Viagem de Estudos é base para um trabalho interdisciplinar em que os alunos deverão produzir um Caderno de Memórias e Curiosidades sobre “nuestros hermanos”, o qual será avaliado pelos professores de Língua Portuguesa, Literatura, Escrita Criativa, Comunicação e Arte, História, Filosofia, Geografia, Biologia, Física e Matemática.
Haverá uma apresentação geral e aspectos específicos, relacionados a conteúdos como a obra de Tarsila do Amaral - O Abaporu, no Museu Malba, em Buenos Aires, a posição da mulher na época da 1ª Semana da Arte Moderna. Como a visitação a museus e espaços de arte, com obras que impactam o interlocutor de diferentes formas: bonito, feio, grotesco, esquisito, algo que não faz sentido? Todas essas avaliações são subjetivas sobre o conceito de belo, registros da paisagem, dos biomas característicos de cada região, assim como as experiências econômicas de compra e troca de moeda, além do custo-benefício.