Enfermagem conhece programa de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde | | URI Câmpus de Erechim

Enfermagem conhece programa de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde

02/01/2019 - 884 exibições

Os estudantes do Curso de Enfermagem da URI, que estão frequentando a disciplina de Epidemiologia e Saúde Ambiental, participaram de uma visita técnica na Fundação Hospital Santa Terezinha de Erechim, com o intuito de conhecer o programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – GRSS. O trabalho foi planejado pelas professoras Sônia Zakrzevski e Fabiula Brzozowski, com o apoio da mestranda Isabel Dahmer e foi acompanhado por membros do Comitê de Sustentabilidade Socioambiental da URI.
As atividades foram conduzidas pela técnica de Segurança do Trabalho e coordenadora do Programa junto à Fundação, Cátia Salete Zibetti. Além da visita aos setores do Hospital, o grupo participou de uma palestra sobre a legislação associada a resíduos de serviços de saúde (RSS). No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamenta as boas práticas de GRSS. Segundo a RDC, o gerenciamento dos RSS deve abranger todas as etapas de planejamento dos recursos físicos, dos recursos materiais e da capacitação dos recursos humanos envolvidos.
Segundo a professora Sônia, o trabalho contribuiu para a construção de conhecimentos e sensibilização dos estudantes sobre a importância do envolvimento de todos os profissionais da área da saúde nas atividades de gerenciamento de resíduos. Destacou que os trabalhadores que atuam em qualquer serviço gerador de RSS devem conhecer os tipos, classificação e riscos no manejo dos RSS; ser capacitados na prática de segregação dos RSS e conhecer formas de reduzir a geração dos mesmos, entre outras.