Diplomados em Agronomia são aprovados no mestrado | | URI Câmpus de Erechim

Diplomados em Agronomia são aprovados no mestrado

15/01/2019 - 1695 exibições

Dois diplomados em Agronomia da URI, que colaram grau na sexta-feira, 11, foram aprovados, antes da mesmo da formatura, em programas de mestrado em instituições de renome no cenário brasileiro.
Heliur Alves de Almeida Delevatti, natural de Gaurama, foi aprovado em dois mestrados na área de Fisiologia Vegetal na Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, e na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Ele decidiu fazer o mestrado em Pelotas na área de Estudo da Cognição em Plantas, ou seja, pesquisar a memória de plantas a partir das diversas variáveis como clima, enchente, seca e até a agressão ao meio ambiente.
Heliur ressalta que diversos aspectos foram importantes para essa conquista. “A iniciação científica desde o terceiro semestre, que teve a orientação da professora Tanise Sausen, bem como a estrutura e as oportunidades oferecidas pelo Curso de Agronomia foram fundamentais tanto para a escolha do mestrado como também pela aprovação”, ressaltou.
O novo engenheiro agrônomo informou, ainda, que seu desejo é seguir na área da pesquisa e se dedicar futuramente à docência.
Enquanto isso, a diplomada Ana Luisa Gaiger, de Erechim, vai realizar o mestrado em Agronomia na Universidade de Passo Fundo, onde vai desenvolver sua pesquisa em biotecnologia e recursos genéticos. “Inicialmente, meus estudos serão dirigidos ao melhoramento genético e, futuramente, também à docência”, informou.
Ana Luisa, que teve vinte concorrentes na seleção, conseguiu uma bolsa CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Ministério de Educação, por ter obtido o segundo lugar no processo para o mestrado, que consistiu numa redação, uma prova de inglês e outra de estatística, além da avaliação do currículo, entrevista e apresentação de duas cartas de recomendação, juntamente com o histórico escolar. “Essa conquista se deve ao apoio recebido durante a graduação, especialmente durante o período que fui bolsista das professoras Adriana Rodrigues, Tanise Sausen e Elisabate Maria Zanin, além dos demais professores e colegas”, justificou a nova mestranda.