Diplomada em Engenharia Mecânica conclui doutorado | | URI Câmpus de Erechim

Diplomada em Engenharia Mecânica conclui doutorado

13/02/2019 - 1048 exibições

O Curso de Engenharia Mecânica da URI Erechim teve sua primeira diplomada a concluir o Doutorado. Aline Ziemniczak, que concluiu a graduação em 2011, deu sequência às atividades de pesquisa quando ingressou no Mestrado em Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seu foco de trabalho é a área de fenômenos de transporte, com ênfase em transferência radiativa em meios participantes.
Aline defendeu sua tese no dia 13 de dezembro. Em sua banca de avaliação esteve o Coordenador de Área de Engenharias e Ciência da Computação da Universidade, professor Cristiano Vitorino da Silva. Ela explica que a principal motivação nesta área foi a identificação da necessidade de se compreender a transferência de calor por radiação em processos de combustão, visto que a maior parte da energia consumida mundialmente ainda é proveniente de processos de combustão, e o principal fenômeno envolvido é a radiação térmica.
Seu estudo contemplou o desenvolvimento de uma ferramenta de modelagem computacional acoplada a um software comercial de simulação a partir do conhecimento de modelos matemáticos. “Essa ferramenta é capaz de prever com um alto grau de confiabilidade as características da transferência de calor por radiação em processos que necessitam alto grau de segurança de operação, como por exemplo, caldeiras geradoras de vapor, fornos industriais e sistemas de flaring em refinarias e plataformas de petróleo”, explica.
Ainda, segundo a diplomada, a partir do uso da ferramenta desenvolvida, é possível estabelecer o dimensionamento, funcionamento e, principalmente, critérios de segurança aplicáveis para equipamentos em condições reais de operação.