Escola Básica

Escola recebe professores e alunos com alegria e novidades | | URI Câmpus de Erechim

Escola recebe professores e alunos com alegria e novidades

22/02/2019 - 673 exibições

Um momento de aperfeiçoamento, troca de conhecimentos e experiências, a fim de assegurar um ensino de qualidade. Assim foi a Formação Continuada de Docentes realizada pela Escola de Educação Básica da URI nos dias 15 e 16 de fevereiro. Além da recepção, atividades de integração, organização das salas e materiais, orientações e reuniões pedagógicas, o grupo participou da palestra “Novos tempo, novas competências”, ministrada pelo professor Julio Cesar Brondani.
O professor contextualizou as diferentes mudanças ocorridas nos últimos dez anos e seus impactos nos mais diversos setores – sobretudo na educação. Essas mudanças também vêm exigindo postura dinâmica e proativa por parte dos profissionais. Para ser diferenciado neste cenário e obter sucesso, o professor destaca que “10% é habilidade, capacidade e inteligência; 20% é resultado, conhecimento, ciência, experiência e inovação e, o mais importante: 70% refere-se a atitude, comprometimento, postura e reação. Por isso, os profissionais devem ter habilidades sobretudo humanas, inteligência emocional, criatividade e pensamento crítico”, enfatizou.
Para este início de ano letivo, a Escola recepcionou os quase mil alunos com atividades diferenciadas: além das apresentações do “American Show Dog” na segunda-feira, 18, no pátio da Instituição, e da recepção feita pelo personagem Pedrinho, na noite de segunda-feira, os alunos do Técnico em Enfermagem foram recepcionados por professores, coordenação e direção. Na quarta-feira, 20, eles participaram da recepção dos calouros, que teve a participação do conferencista, professor, escritor e mágico, Dalmir Sant’Anna.
A Escola também tem outras novidades. Uma delas é a Árvore de Livros, plataforma de leitura digital que dispõe um acervo superior a 10 mil títulos. Ainda, foram feitas adaptações, no pátio da Instituição, para tornar os horários de intervalo em atividades físicas, jogos integrativos e recreios ainda mais lúdicos. São diversas atividades: tabuleiro de xadrez humano, trilha, four square, jogo da velha, twister, labirinto, caracol alfabético, dentre outros.
Além disso, mais dois projetos que já estavam implantados pela Escola estão ainda mais consolidados. Um deles é o Espaço Maker, destinado a aprendizagem criativa e colaborativa, onde o aluno é o protagonista do que aprende e aprende praticando. São as técnicas pedagógicas aliadas às habilidades que se busca desenvolver aos alunos, mesclando aulas de robótica, lógica de programação, jogos que desenvolvam especificamente a lógica, misturando equipamentos sofisticados e tecnológicos (sensores, arduíno, leds), marcenaria (martelos, canos PVC, papelão) e mão na massa.
O outro é a integração da Escola com o Centro de Línguas – que agora abrange os Ensinos Fundamentais I e II e 1º ano do Ensino Médio. A integração começou em 2015 e oferece aos alunos da Escola as dependências e metodologia aplicada pelo Centro de Línguas.