Comitê de Ética em Pesquisa

Comitê de Ética promove Encontro de Formação Continuada | | URI Câmpus de Erechim

Comitê de Ética promove Encontro de Formação Continuada

01/05/2019 - 1195 exibições

Visando a formação continuada de professores e alunos sobre a ética nas pesquisas com seres humanos, o Comitê de Ética da URI Erechim realizou, no dia 25 de abril, nos turnos da tarde e noite, no Anfiteatro, o seu primeiro encontro deste ano. Ministrado pelo professor Claodomir Antonio Martinazzo, coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Câmpus, o encontro reuniu 100 participantes.
O Comitê de Ética da URI foi instituído em 2003 e está atrelado ao Ministério da Saúde, por meio da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e é signatária das resoluções emanadas do referido órgão. No momento, está em vigor a Resolução Nº 466 de 2012 e a Resolução Nº 510/16. Conforme preveem as resoluções, todos os projetos de pesquisa que envolvam de alguma forma a participação das pessoas devem ser encaminhados ao sistema CEP/CONEP, via Plataforma Brasil, um sistema informatizado nacional do Ministério da Saúde.
O professor Claodomir observou que o objetivo do encontro foi o de promover e reiterar junto aos professores pesquisadores e alunos, a compreensão da função e da forma de atuar do sistema CEP/CONEP. Como pauta do encontro, foi discutida a Plataforma Brasil, o sistema de avaliação dos projetos no CEP, novo modelo de roteiro de projeto de pesquisa e assuntos gerais. Foi exposta, auxiliada por membros do Comitê presentes na reunião, a metodologia de análise dos Projetos de Pesquisa. No tocante a análise dos projetos, ressaltou a importância da avaliação científica dos protocolos de pesquisa, pois, segundo ele, “no processo de avaliação realizada pelo CEP, além da avaliação ética, a avaliação metodológica é realizada de maneira minuciosa, observando se o título e objetivos da pesquisa são condizentes com o problema e se a metodologia, com sua relação de instrumentos de pesquisa, é capaz de atingir os objetivos da pesquisa. Portanto, não seria ético aprovar um projeto metodologicamente incoerente”, pontuou.
O professor Claodomir, que anunciou a realização de um novo encontro no segundo semestre, ressaltou que o ponto alto deste primeiro encontro foi a proposição de um novo roteiro de itens de projeto de pesquisa baseado nos campos de preenchimento da Plataforma Brasil. Segundo ele, essa nova forma de escrever os projetos de pesquisa – aqueles que serão submetidos ao Comitê de Ética – facilitarão o preenchimento dos campos da Plataforma Brasil bem como diminuirão pendências recorrentes nos projetos encaminhados ao CEP.