Duas exposições comemoram o Dia Internacional de Museus | | URI Câmpus de Erechim

Duas exposições comemoram o Dia Internacional de Museus

07/05/2019 - 806 exibições

O Museu de Ciências Naturais da URI está ultimando os preparativos para a realização de duas exposições para comemorar o Dia Internacional de Museus que ocorre no dia 18 de maio. Vai ser durante a 17ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).
Nesse período, museus e outras instituições culturais brasileiras são convidadas pelo IBRAM a desenvolver uma programação especial que neste ano tem como tema central, sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”.
Sendo assim, o Museu de Ciências Naturais da URI realizará a partir de 13 de maio, duas exposições. A primeira, denominada “Tradições Gaúchas - sementes que florescem”, ficará disponível para visitação até o dia 31 de julho na sala de exposições do próprio Museu. A segunda exposição, denominada “Biomas Brasileiros: diversidade biológica e cultural”, será realizada de 13 a 30 de maio, no Espaço Cultura Viva, em frente a Universidade.
O planejamento e execução do projeto “Biomas Brasileiros: diversidade biológica e cultural” ocorreu como parte das atividades práticas realizadas na disciplina de Botânica V na turma 2016 do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado. Esta prática pretende oportunizar a vivência de uma atividade relacionada à expografia museológica que os biólogos realizam em Museus de Ciências, onde podem atuar como profissionais.