Diversidade e inclusão: temas da nova etapa de formação geral para o Enade | | URI Câmpus de Erechim

Diversidade e inclusão: temas da nova etapa de formação geral para o Enade

07/05/2019 - 1483 exibições

Cumprindo o cronograma de encontros de estudo em preparação ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), a Comissão Própria de Avaliação (CPA), em conjunto com a Direção Acadêmica e Coordenadores de Cursos, organizaram a palestra “Diversidade e inclusão”, proferida pela Professora Jacqueline Raquel Bianchi Enricone no Anfiteatro.
Pela manhã, o encontro contou com a presença de acadêmicos dos Cursos de Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Agronomia e no turno da noite a palestra foi destinada aos alunos de Nutrição, Educação Física Bacharelado e Odontologia.
A professora abordou a importância de reconhecer a diversidade de diferentes formas (cultural, biológica, étnica, lingüística ou religiosa) em um modelo de sociedade em que o preconceito e as atitudes discriminatórias fazem parte do cotidiano. A inclusão implica em romper com comportamentos discriminatórios com relação a pessoas ou grupos, como nos casos de racismo, sexismo, homofobia, padrões sociais de beleza e padrões sociais de desempenho, que levam à exclusão de quem é diferente. No caso da acessibilidade há um trabalho significativo, inclusive da Universidade, para vencer as barreiras metodológicas, arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais que ainda estão presentes com relação às pessoas com deficiência. Segundo a professora, um dos aspectos mais importantes para romper com comportamentos preconceituosos e discriminatórios é compreender que somos todos iguais nas diferenças.