URI Erechim

Notícias Gerais

Meio ambiente é tema de formação geral para a prova do ENADE | | URI Câmpus de Erechim

Meio ambiente é tema de formação geral para a prova do ENADE

09/05/2019 - 512 exibições
   

Cumprindo o cronograma de encontros de estudo em preparação ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), a Comissão Própria de Avaliação (CPA), em conjunto com a Direção Acadêmica e Coordenadores de Cursos, organizaram a palestra sobre “Meio Ambiente”, proferida pela Professora Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski. A iniciativa aconteceu no dia 23 de abril e foi destinada aos Cursos de Nutrição, Odontologia e Educação Física Bacharelado, e no dia 26 de abril para os acadêmicos de Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Agronomia.
A professora Sônia, do Comitê de Sustentabilidade Socioambiental da URI, desenvolveu a temática sobre diversidade e meio ambiente. Buscou contribuir sobre: biodiversidade, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano; a promoção do cuidado e responsabilidade com as diversas formas de vida, do respeito às pessoas, culturas e comunidades; problemas ambientais e o atual modelo de produção, consumo, organização social, visando à prevenção de desastres ambientais e à proteção das comunidades; e saúde ambiental, inclusive no ambiente de trabalho, com ênfase na promoção da melhoria da qualidade de vida.
Segundo a professora Sônia, os cursos de graduação têm o compromisso de incorporar conteúdo que trate da ética socioambiental das atividades profissionais. Educação Ambiental é componente integrante, essencial e permanente da Educação Nacional, devendo estar presente, de forma articulada, nos níveis e modalidades da Educação Básica e da Educação Superior, devendo, para isso, as instituições de ensino promovê-la integradamente nos seus projetos institucionais e pedagógicos. Nos cursos de graduação da URI, a temática socioambiental é tratada de forma integrada e interdisciplinar e em alguns cursos como componente curricular, ao longo da formação. Acrescenta que a Educação Ambiental avança na construção de uma cidadania responsável, estimulando interações mais justas entre os seres humanos e o ambiente, para a construção de um presente e um futuro sustentável, sadio e socialmente justo.

 

Ver mais notícias