Cursos realizam troca de conhecimento na área de Ergonomia da Universidade | | URI Câmpus de Erechim

Cursos realizam troca de conhecimento na área de Ergonomia da Universidade

10/05/2019 - 1040 exibições

A partir da participação em uma banca de qualificação de Trabalho de Conclusão de Curso, os professores Roberta Neumeister, do Curso de Engenharia Mecânica, Oséias Esmelindro, da Engenharia da Produção, e Márcia Bairros de Castro, do Curso de Fisioterapia, propuseram uma integração entre os cursos para que se viabilizem intercâmbios de conhecimento sobre a Ergonomia.
As áreas de Exatas e da Saúde estudam o tema com óticas diferentes, porém, complementares. Enquanto os dados técnicos são importantes para as adequações de mobiliários e equipamentos, os dados biomecânicos complementam as adaptações físico-funcionais dos indivíduos e contribuem para que suas principais queixas e/ou sintomas relacionados ao trabalho sejam solucionados.
Foram apresentados à turma de Fisioterapia do Trabalho (7º semestre) recursos tecnológicos para avaliação ambiental e física, além de discutir as possibilidades de trabalhos integrados, fortalecendo a premissa de interdisciplinaridade dentro da Universidade. Novas propostas de trabalhos em colaboração deverão ocorrer em breve.