Escola Básica

Educação Física e Escola realizam Festival Olímpico de Atletismo Pierre de Coubertin | | URI Câmpus de Erechim

11/05/2019 - 918 exibições

O Curso de Educação Física Bacharelado e Licenciatura da URI Erechim e a Escola de Educação Básica realizaram o II Festival Olímpico de Atletismo Pierre de Coubertin tendo como local a Vila Olímpica da Universidade. O Festival foi organizado pelos acadêmicos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado 2019, dentro da disciplina de Metodologia do Ensino dos Esportes Individuais I Atletismo, ministrada pela professora Auria de Oliveira Carneiro Coldebella. A iniciativa também fez parte das atividades esportivas e culturais do Festival Olímpico Pierre de Coubertin, realizado em parceria entre Escola Básica e o Curso de Educação Física.
O Atletismo é uma modalidade esportiva que envolve corridas, saltos, lançamentos e arremessos. Ele representa os movimentos naturais do homem, por isso, é denominado “esporte-base”. O primeiro registro histórico de uma competição foi em 776 a.C. Na cidade de Olímpia, na Grécia, quando Corebus ganhou a corrida denominada “Stadium” e tornou-se o primeiro campeão olímpico conhecido da história.
No festival, que reuniu alunos dos quartos e quintos anos, foram realizadas provas de 50 metros rasos, lançamento de pelota, salto em distância e revezamento 4X50 metros. A realização do evento, portanto, teve como objetivo a formação dos acadêmicos, pois eles conseguiram aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Atletismo, seja na organização do festival, na elaboração do regimento e conhecimento da técnica e regras desta modalidade esportiva. A ação também visou incentivar as crianças para a prática regular da atividade física para promoção da saúde.
Pais e mães presentes também foram desafiados a correr os 100 metros rasos. E muitos aceitaram o desafio.