Educação Física comemora o Dia Internacional da Dança | | URI Câmpus de Erechim

Educação Física comemora o Dia Internacional da Dança

17/05/2019 - 1420 exibições

Os Cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura da URI Erechim realizaram na terça-feira à noite, 14, a quinta edição do “Vivência em Dança”, um projeto de extensão que tem como objetivo comemorar o Dia Internacional da Dança, celebrado no dia 29 de abril.
A iniciativa foi idealizada pela professora Elisabete Patrica Galinna com o objetivo de desenvolver novas possibilidades de aprendizado ao acadêmico, onde ele possa vivenciar e apreciar novas experiências e assim interagir com a comunidade externa.
A dança, como forma de arte e expressão, objetiva apresentar ao corpo “que dança” possibilidades diferenciadas de percepção e de cognição, proporcionando o contato com arte da dança e, assim, possibilitar ao acadêmico apreciar as diferentes atividades culturais.
Para o Vivência em Dança deste ano foram convidados alguns dos diplomados que continuam atuando nesta área para mostrarem seus trabalhos como coreógrafos e bailarinos: Meliza Rizzi (Turma 2005); Bruna Poganski (2007) e Allan Knech (2014).
O Grupo “Vovós Sim, Velhas Jamais”, do Instituto Barão do Rio Branco, coordenado pela senhora Neiva Zanatta, tem a coreografia da professora Meliza Rizzi. Iniciaram as apresentações da noite, com a dança “Doroty Agora é Vovó”, uma releitura do filme Mágico de Oz, e “Erechim 100 anos”, uma homenagem recheada de música, dança e roda de chimarrão.
A professora Bruna Carla Poganski Facioli, que atua como professora de dança do ventre na Academia By Fitness, de Barão de Cotegipe, apresentou o solo Talisman e o Duo com Angélica Rodrigues, com a coreografia Naghan.
Bruna destaca que “a Dança do Ventre é originária do oriente e reconhecida atualmente como uma dança folclórica árabe que, com o passar dos anos, vem conquistando mais adeptos. O que se conhece por dança do ventre hoje em dia no mundo ocidental é a dança árabe, miscigenada e influenciada por várias outras culturas e transformada em espetáculo. Uma arte linda, misteriosa e cheia de encantos”.
As apresentações encerraram com a New Way – Estúdio de Dança, fundada em 2017 pelo diplomado em Licenciatura Allan Knecht, quando concluiu a graduação. Ele agora está cursando o Bacharelado na URI e realizando especialização em Dança, Cultura e Educação na Faculdade Sogipa, em Porto Alegre.
A New Way é uma escola de dança especializada que atende aos públicos infantil, juvenil e adulto, em modalidades como danças urbanas, contemporânea, de salão, ballet clássico, stiletto e fitdance, contando atualmente com 8 professores especializados. A New Way apresentou coreografias desenvolvidas por dois de seus professores e coreógrafos: Allan Knecht e Arthur dos Santos.