Arquitetura e Urbanismo tem encontro com servidores municipais sobre passeios públicos | | URI Câmpus de Erechim

21/05/2019 - 905 exibições

Acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo mantiveram encontro com servidores da Prefeitura Municipal de Erechim quando apresentaram o trabalho que vem sendo realizado em relação aos passeios públicos e saneamento básico. A iniciativa, que contou com a presença dos servidores Deni Sperotto e Maristela Tavares, fez parte das disciplinas de Desenho Urbano e Planejamento Urbano IIA.
O encontro foi uma sequência de um trabalho de campo realizado pelos alunos, no qual foram feitos diagnósticos da situação de vários pontos da cidade e que teve como resultados principais a apresentação de problemas relacionados à inexistência ou falta de manutenção de passeios públicos e caixas coletoras pluviais.
Sobre passeios públicos, Deni Sperotto apresentou a Lei Municipal 5.746/2014, que institui o Programa Passeios para Pessoas, e o Decreto 4.043/2014. A explanação focou principalmente na questão da acessibilidade e da fiscalização. Também foi abordada a questão da execução e manutenção dos mesmos que, de acordo com a Lei, é responsabilidade dos proprietários dos imóveis.
Já em relação ao Saneamento Básico, Maristela Tavares apresentou imagens de diversos problemas encontrados rotineiramente na cidade, especialmente relacionados ao uso inadequado da rede pluvial. Também mostrou questões relacionadas aos serviços de manutenção e reparação da rede e de desassoreamento das sangas do perímetro urbano.
Para a professora Ivana Aver, que ministra a disciplina, o contato direto entre os alunos e os servidores responsáveis por dois setores tão importantes para a cidade foi muito proveitoso, visto que muitas questões abordadas vão além do regularmente ensinado. A professora esclareceu que “a conversa foi muito útil no sentido de esclarecer procedimentos e rotinas da Prefeitura, além de estreitar o contato dos futuros arquitetos e urbanistas com questões de fundamental importância para a qualidade de vida urbana”.