Escola Básica

Alunos de duas escolas participam do projeto Empreendedor Sombra | | URI Câmpus de Erechim

Alunos de duas escolas participam do projeto Empreendedor Sombra

23/05/2019 - 1154 exibições

Alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola da URI e da Escola Estadual João Caruso, de Erechim, participam nesta quinta-feira, 23, do projeto Educação Empreendedora na Escola, desenvolvido pelo Comitê de Governança Empreendedora de Erechim. A iniciativa é uma parceria com o SEBRAE, da qual fazem parte os Cursos de Engenharia da URI, e consiste em apresentar uma oportunidade de vivências empreenderas de sucesso junto à comunidade erechinense para jovens do Ensino Médio.
Durante todo o dia, alunos vencedores de uma gincana nos dois educandários, passarão algumas horas com empresários numa iniciativa denominada como “empreendedor sombra”. Nesse período, os alunos irão conhecer a empresa, o empreendedor e sua trajetória profissional, acompanhando a rotina da organização. Depois das 15h, alunos e empreendedores participam da atividade de encerramento na Unindústria.
O evento foi dividido em três etapas, sendo uma palestra motivacional, uma gincana sobre empreendedorismo para seleção das equipes, no intuito de selecionar um grupo restrito de alunos para passar um dia de trabalho na companhia de um empresário local. O objetivo é mostrar aos selecionados um caminho diferente para seu futuro profissional despertando o interesse para o empreendedorismo e a inovação.
A primeira ação do projeto aconteceu na terça-feira, 21, nas duas escolas, através da palestra com o empresário e economista Vanderlei Carminati, da Astrusweb, que falou sobre inovação e empreendedorismo. No dia seguinte, 22, aconteceu a gincana sobre empreendedorismo desenvolvida pelo SEBRAE onde foram selecionados os vinte alunos das duas escolas para vivenciar o dia do “empresário sombra”.
As empresas participantes do projeto são: Brastelha; Cavaletti; Plaxmetal; SENAC; Kerbermix Mineração e Concreteira; Construtora Fiebig; Escritório Contábil Benincá; Cercena; Oral Unic e Triel-HT, contemplando, então, os setores de serviços, comércio e indústria.
O Coordenador da área das Engenharias e Ciência da Computação da URI Erechim, professor Cristiano Vitorino da Silva, espera que “a semente plantada nesta semana do Empreendedor gere frutos no futuro próximo”.