Engenharia Civil realiza “desafio de taludes” | | URI Câmpus de Erechim

Engenharia Civil realiza “desafio de taludes”

23/05/2019 - 1023 exibições

Acadêmicos do Curso de Engenharia Civil realizaram na sexta-feira, 17, o “Desafio de Taludes”, atividade que fez parte das disciplinas de Obras de Terra e Fundações. A competição consistiu na simulação de um talude com a técnica de contenção em terra armada confeccionada em papel, visando a economia de material, menor tempo de construção e resistência. O desafio objetivou reduzir a distância entre a teoria e a prática nas disciplinas de Geotecnia.
Para desenvolver a atividade os alunos passaram por etapas que foram desde ensaios em laboratório, dimensionamento e por fim a ruptura dos taludes.
De acordo com o grupo de professores do curso, a atividade visou a construção de modelos reduzidos como forma de contemplar a interdisciplinaridade do conhecimento e estimular a aprendizagem de estudantes, através da abordagem pró-ativa de aplicação das teorias adquiridas no Curso.