Alunos de Agronomia conhecem acervo entomológico da Universidade | | URI Câmpus de Erechim

Alunos de Agronomia conhecem acervo entomológico da Universidade

03/06/2019 - 979 exibições

Acadêmicos do Curso de Agronomia realizaram na noite do dia 27 de maio uma visita técnica ao MuRAU (Museu Regional do Alto Uruguai) da URI Erechim, numa iniciativa da disciplina de Entomologia Geral. O objetivo foi o de conhecer o acervo entomológico, técnicas e métodos de montagem e conservação de insetos.
Com isso, os alunos puderam conhecer parte da Coleção de Fritz Plaumann (maior colecionador de insetos da América Latina do Século XX) que integra o Museu e conhecer um pouco da historia deste pesquisador oriundo da Prússia Oriental (atual Lituânia) que viveu no oeste do estado de Santa Catarina. Em 70 anos de trabalho, ele catalogou cerca de 80 mil exemplares de 17 mil espécies diferentes de insetos, dos quais 1.500 eram desconhecidas da ciência.
Os discentes também prestigiaram as exposições realizadas durante a 17ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). No Espaço Cultura Viva, os alunos tiveram a oportunidade de visitar as exposição “Biomas Brasileiros: diversidade biológica e cultural”, executada pelos alunos da disciplina de Botânica V (turma 2016) do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado, sob a coordenação da professora Elisabete Maria Zanin, encerrada na quinta-feira, 30; e “Tradições Gaúchas: Sementes que Florescem”, que pode ser vista até o dia 31 de julho, na sala de exposições do Museu.
Segundos os professores, a integração entre acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Agronomia enriquece a interdisciplinariedade fortalecendo as relações entre diferentes áreas.