Engenharia de Produção realiza visita técnica à Usina Hidrelétrica Itá | | URI Câmpus de Erechim

Engenharia de Produção realiza visita técnica à Usina Hidrelétrica Itá

05/06/2019 - 1200 exibições

Alunos do Curso de Engenharia de Produção da URI realizaram no sábado, 1º de junho, uma visita técnica ao Centro de Divulgação Ambiental (CDA) da Usina Hidrelétrica Itá, em Santa Catarina. A visita fez parte das atividades da disciplina de Gestão Ambiental aplicada à Engenharia, ministrada pelo professor Luiz Hepp.
O objetivo desta atividade foi mostrar aos alunos uma visão mais ampla das ações que envolvem um grande empreendimento hidroelétrico. Na visita, os alunos conheceram alguns dos programas socioambientais desenvolvidos pelo consórcio UHE-Itá. Estes programas de educação ambiental são desenvolvidos diretamente para a comunidade do entorno do reservatório para dar suporte as mais variadas demandas socioambientais. Além da visita ao CDA, o grupo visitou todas as instalações externas da Usina.
Para o professor Luiz Hepp, a visita com foco ambiental é um ponto de qualificação na formação dos alunos, pois “os alunos, quando fazem um curso em particular, pensam que sua área de atuação será restrita a especialidade do curso. No entanto, o mercado de trabalho exige profissionais cada vez mais abrangentes, com uma visão mais completa do contexto da profissão em que irão atuar. No caso específico da Engenharia de Produção, que atua no gerenciamento dos mais diferentes setores dentro de uma indústria, o conhecimento de aspectos ambientais pode ser um diferencial num mercado cada vez mais atento ao meio ambiente”, ponderou o professor.
O mercado de trabalho para o Engenheiro de Produção encontra-se em expansão. Após a graduação, poderá trabalhar em uma grande variedade de indústrias, empresas de serviços (transporte, petróleo e gás, energia, indústrias de manufatura, provedores logísticos, bancos e hospitais) e na agroindústria. Outra possibilidade é a atuação na consultoria ou, ainda, uma trajetória acadêmica de pesquisa. Maiores informações sobre o curso são encontradas no site www.uricer.edu.br ou pelo telefone 54 3520 9000.