Um Dia no Parque Longines Malinowski marca o início da Semana Municipal do Meio Ambiente | | URI Câmpus de Erechim

05/06/2019 - 1304 exibições

Fazendo parte da programação da XVIII Semana Municipal do Meio Ambiente, foi realizado nesta terça-feira, 4, a 4ª edição da atividade “Um Dia no Parque Longines”. O trabalho foi coordenado pelo Curso de Ciências Biológicas da URI, através da Equipe do Laboratório de Educação Ambiental e Pibid Biologia, com o apoio da equipe do Laboratório de Biomonitoramento e dos Cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola, Prefeitura Municipal de Erechim, Capa Erechim e Patram.
A atividade envolveu aproximadamente 200 estudantes dos sétimos anos da Escola de Educação Básica da URI, Escola Barão do Rio Branco, Escola Normal José Bonifácio e de Escolas da Rede Pública Municipal.
Os participantes foram organizados em nove grupos, com a intenção de possibilitar a interação entre os estudantes das diferentes escolas que participaram de oito oficinas, desafios, trilha interpretativa e brincadeiras, que priorizaram o tema central da Semana “Meio Ambiente, Agricultura e Saúde”.
As oficinas priorizaram os seguintes temas: Compostagem da matéria orgânica produzida em nossas casas; produção de biofertilizantes; minhocultura; hortas domésticas; importância dos polinizadores; plantas inseticidas e plantas alimentícias não-convencionais.
Segundo Magda Nilce Roman Jarozeski, aluna do Curso de Biologia e Bolsista de pesquisa do Laboratório de Educação Ambiental, o trabalho que foi desenvolvido foi voltado ao fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil e à formação cidadã dos estudantes da educação básica. Para a professora Sônia Balvedi Zakrzevski, o trabalho possibilitou o diálogo entre a Universidade, as entidades parceiras e as Escolas de Educação Básica no planejamento e realização das atividades. E acrescenta: “Todo o processo de extensão universitária é um processo educativo, de formação, de interação, de diálogo, onde todos os participantes são educadores e educandos. Por isso, nesse momento, o Curso de Ciências Biológicas agradece aos estudantes e aos professores que acompanharam a atividade”.
As escolas que desejarem conhecer e participar de atividades desenvolvidas pelo Curso podem entrar em contato com o Laboratório de Educação Ambiental, pelo telefone 54 3520 9000, ramal 9147.