URI participa de discussão sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde humana | | URI Câmpus de Erechim

URI participa de discussão sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde humana

10/06/2019 - 968 exibições

Integrando a programação do XVII Fórum Regional do Meio Ambiente, aconteceu no Dia Internacional do Meio Ambiente, na Câmara de Vereadores de Erechim, a mesa redonda sobre os “Impactos dos Agrotóxicos na Saúde Humana”. A programação teve a presença do Professor Juliano Sartori, da URI, e da Nutricionista Tanise Fitarelli Pandolfi Fridrich, da Fundação Hospitalar Santa Therezinha. As atividades foram mediadas pela professora Sônia Balvedi Zakrzevski, do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade.
O professor Juliano fez uma reflexão profunda, a partir de dados de pesquisas científicas e de organismos nacionais e internacionais da área da saúde, sobre os impactos dos resíduos tóxicos à saúde humana. Tendo como referência os dados do Instituto Nacional do Câncer, vinculado ao Ministério da Saúde, ressaltou que o modelo de cultivo com o intensivo uso de agrotóxicos gera grandes malefícios, como a poluição ambiental, a intoxicação de trabalhadores e da população em geral.
As intoxicações agudas por agrotóxicos, no geral, afetam os agricultores expostos ao seu ambiente de trabalho. Porém, alguns efeitos decorrentes da exposição aos agrotóxicos são crônicos, ou seja, podem aparecer muito tempo após a sua exposição, revelou o médico. Os resíduos encontrados em alimentos in natura (frutas, verduras, cereais, carnes, leite, entre outros) minimamente processados ou ultraprocessados (biscoitos, salgadinhos, pães, cereais matinais, entre outros), que têm como ingredientes o trigo, o milho, a cana-de-açúcar, a soja, por exemplo, podem ser fatores de riscos para a infertilidade, abortos, desregulação hormonal, neurotoxicidade, efeitos sobre o sistema imunológico e câncer, entre outros.
A nutricionista Tanise ressaltou a importância de fazermos escolhas em relação à nossa alimentação para a promoção de saúde. Destacou as vantagens da agricultura familiar, da agroecologia, dos circuitos curtos de produção, distribuição e consumo e na promoção do acesso a uma dieta não custosa, diversificada e adequada em termos nutricionais. Ressaltou, ainda, a importância do consumo de alimentos orgânicos, que além de serem mais saudáveis, contribuem para a preservação do ambiente e no fomento da agricultura familiar.
Após a exposição das ideias pelos palestrantes, houve um amplo diálogo com os participantes do evento: professores universitários, pesquisadores, profissionais de diferentes áreas (saúde, agronomia, economia, biologia, extensão rural) sobre o tema.
A Semana Municipal do Meio Ambiente e o Fórum Regional do Meio Ambiente encerraram com a discussão sobre os impactos dos agrotóxicos na mortandade de abelhas. O Evento foi uma promoção da Secretaria de Meio Ambiente de Erechim, em parceria com URI, UERGS, UFFS, Emater, CAPA, CETAP, Corsan, Câmara de Vereadores e o 2º Pelotão Ambiental da Brigada Militar.