URI Erechim

Notícias Gerais

Unimed e URI unem forças para fomentar a inovação em saúde | | URI Câmpus de Erechim

Unimed e URI unem forças para fomentar a inovação em saúde

12/06/2019 - 2489 exibições
   

Um desafio instigante mobiliza duas grandes instituições de Erechim. Unimed e URI concentram esforços para desenvolver, em cinco meses, soluções inovadoras na área da saúde. A iniciativa parte do Innovation Day, evento realizado pela Unimed Erechim, com o suporte da equipe da Eretz.bio, incubadora de startups mantida pelo Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.
O lançamento do projeto aconteceu dia 3 de junho, no Centro de Qualidade de Vida Unimed. Por quatro dias, 10 grupos multidisciplinares foram capacitados para definir, inventar e implementar soluções para oportunidades manifestadas pela cooperativa médica. A apresentação dos projetos ocorrerá em outubro, no Salão de Atos da URI.
De acordo com o presidente da Unimed, Luiz Felipe Leães, o objetivo do Innovation Day é criar, em parceria com a URI, um ambiente propício à inovação, capaz de gerar valor para a cooperativa, universidade, acadêmicos e sociedade.
O Diretor-Geral da URI Erechim, Paulo Roberto Giollo, destaca que a parceria tem potencial de ganhos para toda a região. “Estamos encarando esse desafio como uma grande oportunidade para nossos jovens e professores. Acreditamos que a união entre universidade, cooperativas e empresas é muito valiosa”, reforçou.
O Diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento do Hospital Israelita Albert Einstein, Cláudio Terra, falou, via vídeo, sobre o Design Thinking, metodologia utilizada pelos instrutores Denise Pithan e Julio Frias, no Innovation Day. “O Design Thinking permitirá olhar a situação, problema ou oportunidade a partir da lógica do paciente e das demais partes interessadas, para que soluções não-óbvias sejam desenvolvidas”, explica.
Até outubro, outros cinco encontros acontecerão. Além de falar do status de cada projeto, as reuniões contarão com palestras e dinâmicas. Cada grupo, composto por nove estudantes e professores, conta com um facilitador da Unimed Erechim, responsável por mediar a comunicação entre a cooperativa e as equipes.
O Diretor Administrativo da Unimed, Elcio Marcos Zanardo, disse que “O Innovation Day resulta de uma visita à Eretz.bio e uma viagem ao Vale do Silício, nos Estados Unidos. “Voltamos para casa ‘incomodados’, pois precisávamos fomentar a inovação em saúde por aqui também. Buscamos, então, a parceria com a URI, pois encontramos nela uma incubadora natural que precisa do estímulo e engajamento da sociedade.”
O Diretor de Sustentabilidade da Federação Unimed/RS, Alcides Mandelli Stumpf, declarou: “A história da humanidade tem, para mim, dois grandes momentos: o primeiro é a revolução cognitiva, que permitiu que nos comunicássemos; e o outro é o que estamos vivendo agora, com a digitalização. Tudo passa por ela e, sem dúvidas, é a segunda roda da humanidade. Esse novo mundo é informal, jovem, rápido e ousado. Não há mais espaço para formalidades, nem para o medo de apontar ideias que antes pareceriam absurdas, afinal, hoje elas podem ser brilhantes.”
Para o Diretor de Educação da Unimed Erechim, Cezar Augusto Detoni, “esse projeto é mais do que necessário. Afinal, tudo gira em torno do ser humano. Quando olhamos para a história, vemos que muitas pessoas foram mortas por terem ideias diferentes. Hoje isso acabou: não há mais limites para novas ideias. Esta é uma sociedade nova. Mas criamos um mundo para o qual nós, mais antigos, não fomos criados. Por isso os jovens estão tendo a responsabilidade de repensar, recriar e ampliar.”
O Diretor Acadêmico da URI, Adilson Luís Stankiewicz, entende que “a inovação está inserida no DNA de uma universidade. Falar sobre esse assunto é extremamente necessário, pois há uma revolução digital em curso e não há como escapar do processo de inovação também no ensino. Quando conseguimos unir cursos de graduação com uma instituição como a Unimed, nos deparamos com uma parceria onde todos ganham, especialmente os acadêmicos inseridos neste processo.”
Para Rubens Munaretto, Assessor de Governança Corporativa da Unimed, “o Innovation Day é muitíssimo importante, especialmente nesse momento em que estamos vivendo a base da transformação para a quarta revolução industrial, a revolução dos intangíveis e da digitalização. A mentalidade de todos está mudando e os estudantes estão auxiliando a Unimed nesta transição, que envolve conceitos e um novo modo de pensar sobre a saúde. Isso muda o mundo e eles [os acadêmicos] estão preparados para criar os seus e os empregos de muitas outras pessoas, beneficiando a saúde de toda a região.”
Segundo Julio Frias, Product Owner de Inovação no Hospital Albewrt Einstein, “para a Unimed, além da metodologia, o grande número de participantes é muito importante. Noventa pessoas pensando em problemas e soluções reais, que serão positivas tanto para o paciente, quanto para a cooperativa, já é um ganho enorme. Vejo um valor muito grande, sejam quais problemas eles venham a resolver. Para a URI o principal é, de fato, conseguir capacitar os estudantes para pensar de uma forma inovadora.”
Denise Pithan, Product Owner, professora de Inovação do Hospital Albert Einstein, “para a Unimed e URI o principal ganho é a metodologia aplicada nesta maratona de quatro dias. Todas as ideias apresentadas têm grande potencial de inovação e disrupção. Para nós, do Einstein, é uma felicidade muito grande ver tantas pessoas engajadas ao projeto. Isso já é uma grande inovação!”
Alessandra Sonda, Gerente de Desenvolvimento, Serviços Próprios e Inovação da Unimed, declarou: “Estamos trabalhando na mudança do modelo mental, para um modelo transformador. Temos a certeza que a cocriação entre colaboradores do Sistema Unimed e acadêmicos e professores da URI Erechim vai fazer toda a diferença para nossos públicos de relacionamento.”
Enquanto isso, Adriana Biasi, Gerente de Operações e Negócios da Unimed, entende que “o fortalecimento de parcerias e aproximação com todos os nossos públicos de relacionamento sempre gera impacto positivo. Estamos certos de que as soluções apresentadas pelos grupos tornarão os processos mais fáceis, ágeis e alinhados às expectativas dos clientes.”
O Chefe do Departamento Ciências da Saúde da URI, Flávio Zambonato, afirma: “A troca de experiências e conhecimento fomentado pelo Innovation Day passa a ser um diferencial para a vida de todos que estão participando, principalmente para os acadêmicos, que ingressarão em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.”
O Innovation Day envolve 90 pessoas, distribuídas em equipes responsáveis por criar soluções aos desafios lançados pela Unimed. Nos dias 4, 5, 6 e 7 de junho, os grupos participaram de uma oficina de Design Thinking realizada pela Eretz.bio, incubadora de startups mantida pelo Hospital Israelita Albert Einstein. A oficina foi conduzida pelos especialistas em inovação Júlio Frias e Denise Pithan.
O Método Einstein compreende três etapas: definição, invenção e implementação. Cada uma delas delimita ações a serem executadas pelos participantes, mediante a definição dos temas. No Innovation Day, as equipes foram incentivadas tanto a aderir aos desafios propostos pela Unimed, quanto sugerir soluções a problemas identificados pelo próprio grupo.
Os desafios lançados pela cooperativa médica referem-se à gestão de polifármacos; telemonitoramento; serviços de nutrição e dietética; coordenação do cuidado; centralização de dados e agendas. A partir de agora, as equipes se reunirão periodicamente para trabalhar em seus protótipos, que serão apresentados no mês de outubro, na URI.
Para o acadêmico de Educação Física, Jonathan de Meneses, “o Innovation Day não serve apenas para um projeto específico. Ele expande nosso pensamento, faz com que possamos ver as situações por ângulos diferentes. Já estou aplicando em meus projetos a metodologia que estou aprendendo no evento.”
Paola Toldo, acadêmica do Curso de Farmácia, entende que “esta é uma experiência muito enriquecedora. Por mais que, talvez, nossa ideia não seja a melhor, é muito legal poder ver nossa evolução nestes quatro dias de capacitação.”
Andréli Beltrami, acadêmica de Fisioterapia, afirma que “esta é uma forma nova de ver como será o nosso futuro e trazer novas oportunidades para facilitar a vida dos pacientes e também estreitar relações com a Unimed.”

 

Ver mais notícias