Semana Olímpica promove Centro de Treinamento dos Heróis Olímpicos | | URI Câmpus de Erechim

Semana Olímpica promove Centro de Treinamento dos Heróis Olímpicos

20/06/2019 - 808 exibições

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos (GEPEF/EO) da URI organizou uma oficina de disseminação dos Valores Olímpicos e do Olimpismo. A atividade contou com a presença do personagem Pierre de Coubertin, “Pai dos Super-Heróis Olímpicos”.
Através da atividade, os alunos da Escola Básica conheceram alguns dos Símbolos Olímpicos (Tocha Olímpica, Bandeira Olímpica, Juramento Olímpico). Também assistiram a um vídeo sobre situações cotidianas como jogar lixo no lixo, futebol no pátio, ajudar o próximo, dar o melhor de si no jogo, e a tomada de decisão correta em não prejudicar os demais envolvidos. Também preencheram com suas impressões digitais um cartaz onde assumiram um compromisso em colocar em prática os Valores Olímpicos que são o Respeito, Amizade e Excelência.
Conforme a acadêmica Larissa Tressi, do Curso de Educação Física, “o objetivo do C.T. dos Heróis Olímpicos é propor desafios olímpicos para as crianças, para elas executarem utilizando e prezando sempre o legado de Coubertin, que são os valores olímpicos”.
Enquanto isso, o Professor Edenir “Chita” Serafini, ressaltou a participação e o envolvimento dos 366 alunos do Nível III da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Básica na Semana Olímpica.
O C.T. dos Heróis Olímpicos foi dividido em duas partes. Primeiramente as crianças foram recepcionadas no C.T (sala 3.13). Entusiasmadas com o que iria acontecer, passaram por uma trilha de obstáculos olímpicos executando-os com excelência. Em seguida, escutaram as sábias palavras de Barão Pierre de Coubertin, representado pelo acadêmico Vinícius Raminski de Souza, que falou da importância dos valores olímpicos e explicou sobre a Tocha Olímpica mencionando que todas as crianças podem ser Heróis Olímpicos se seguirem os ensinamentos no âmbito escolar, na sociedade e num todo no geral.
Depois, assistiram a um breve vídeo de cenas positivas e negativas de situações do cotidiano que as crianças devem cuidar. Para o encerramento do treinamento, foi realizado um contrato olímpico. Para as crianças se comprometerem com o contrato, carimbaram sua digital com tinta verde formando as folhas da árvore da união olímpica. Esse contrato ficará exposto na sala de aula de cada turma, para sempre ser lembrado e executado por todos os alunos.
Após passarem pela sala do C.T. dos Heróis Olímpicos, as crianças foram recebidas na Praça da Cultura, onde executaram atividades como futebol de peteleco, futebol nas minigoleiras, brincadeiras de pular corda, pular nos bambolês e partidas de tênis de mesa.
Participaram das atividades os seguintes acadêmicos do Curso de Educação Física: Kelly Centenaro Giacomel, Larissa Tressi, Leonardo Felipe Nunes, Pedro Henrique Baidek, Rodrigo Krempaski Ribeiro, Stefany Krebs e Vinícius Kaminski de Souza. Da Escola Básica participaram os alunos Amanda Letícia Miotto, Carolina Pacheco da Silva, Enzo Werlang Bonassi, Gabriela Miotto Mustefaga, Naiane Ronsoni Rigo e Rafaela Dumke. A coordenação foi dos Professores do GEPEF/EO Bruno Felipe Assoni Faleiro, Daiane Pegoraro, Edenir “Chita” Serafini, José Luis “Nino” Dalla Costa e Vanderlei “Índio” Ramos de Oliveira Junior.
O Professor Nino destacou o suporte do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin por meio de seu presidente, Nelson Todt, no apoio às ações desenvolvidas pelo Programa de Educação Olímpica da URI Erechim. O Comitê, juntamente com a URI Erechim, fomentam e fortalecem o legado de Coubertin. O professor Nino destaca também o trabalho e o comprometimento dos alunos e acadêmicos do GEPEF/EO.
O Programa de Educação Olímpica e o GEPEF/EO envolvem Professores e Acadêmicos do Curso de Educação Física e Professores e Estudantes da Escola de Educação Básica.
O CT dos Heróis Olímpicos foi prestigiada pelo Diretor Acadêmico, Adilson Luís Stankiewicz; pela Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção, Jessie Carvalho Bruhn; pela Professora Denise Martins Sponchiado, do Curso de Pedagogia; e pelo Presidente do DCE (Diretório Central de Estudantes), Wallace Soares.