Acadêmicos de Nutrição desenvolvem novos produtos com apelo nutricional | | URI Câmpus de Erechim

Acadêmicos de Nutrição desenvolvem novos produtos com apelo nutricional

28/06/2019 - 622 exibições

Acadêmicos do 5º semestre do Curso de Nutrição da URI realizaram várias aulas práticas durante a disciplina de Tecnologia e Análise Sensorial de Alimentos, ministradas pela professora Cilda Piccoli. As atividades foram desenvolvidas no Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP) e na usina de leite da Universidade. Entre as práticas realizadas constaram o branqueamento, apertização (preparação de conservas de vegetais e picles) e congelamento dos alimentos.
Na prática de alimentos de origem animal (leite e derivados) foram produzidos doce de leite, requeijão, manteiga, queijo minas frescal com condimentos e ricota. Foram desenvolvidos também novos produtos com apelo nutricional, diet, light, isento, orgânico e enriquecido.
Durante as aulas, os alunos também fizeram a análise sensorial das preparações com a utilização do teste de Escala Hedônica de 5 pontos. As embalagens dos produtos também foram desenvolvidas durante essas práticas que serviram também para os alunos relembrarem os conteúdos teóricos vistos em sala de aula, associando-os às atividades práticas exercidas.