Medicina e Enfermagem apresentam projetos de promoção e prevenção à saúde | | URI Câmpus de Erechim

Medicina e Enfermagem apresentam projetos de promoção e prevenção à saúde

04/07/2019 - 802 exibições

Acadêmicos dos Cursos de Medicina e Enfermagem da URI apresentaram, entre os dias 31 de maio e 28 de junho, projetos interdisciplinares de Educação Permanente e Promoção e Prevenção à Saúde. Os trabalhos, apresentados em eventos que tiveram lugar no Anfiteatro da Universidade, fizeram parte das disciplinas de Saúde Coletiva 4 e Promoção e Prevenção à Saúde I, ministradas pelo Professor Samuel Salvi Romero.
Nos projetos, os alunos desenvolveram propostas, identificando possíveis lacunas e/ou potencialidades nos serviços em que estavam inseridos ou de acordo com sinalizações nas Redes de Atenção à Saúde. Neste desafio, os alunos, ao definirem uma temática, buscaram a contribuição de estudantes de outros semestres, bem como de outros cursos de graduação da Universidade.
Os alunos da Medicina buscaram orientações e apoio em profissionais/docentes de várias disciplinas, a fim de potencializar a intervenção. Os professores orientadores estavam associados às áreas da Enfermagem, Nutrição e Medicina (em diversas especialidades); Psicologia, Educação Física, Fisioterapia e Farmácia, enaltecendo a constituição de discussões interdisciplinares para a solubilidade em saúde almejada. As construções foram baseadas na interdisciplinaridade, conteúdo que foi discutido em aulas teóricas em que os alunos conheceram e observaram a sua relevância.
No Curso de Medicina, as temáticas estavam relacionadas à Imunização, Promoção do Aleitamento Materno, Neoplasias, Hipertensão Arterial Sistêmica, Tabagismo, Consumo de Álcool, Inatividade Física, Promoção do Climatério Saudável, Iatrogenia/polifarmácia, Promoção da Alimentação Saudável, Saúde Sexual e Reprodutiva, Atividade Física, Diabetes Mellitus, Planejamento Familiar, Sobrepeso e Obesidade e Doenças Cardiovasculares foram abordados.
Já no contexto da Enfermagem, os assuntos foram referentes à Atenção à (R)Emergência da Sífilis, Abuso Sexual Infantil e Notificações Associadas, Amamentação por Nutrizes Privadas de Liberdade, Assistência Integral à População Privada de Liberdade, Letramento Funcional em Saúde de Usuários Portadores de Deficiência Auditiva na APS e Descarte de Medicamentos e os Impactos na Saúde e Meio Ambiente.
Para os projetos do Curso de Enfermagem, os professores avaliadores foram Ana Lucia Bernardo de Carvalho Morsch, Patrícia Paula Bazzanello Henrique e Vera Lúcia Anzolin. Nos projetos do Curso de Medicina os avaliadores foram os professores Fernando Finoketti, Simone Cristina dos Santos Nothaft, Elisabete Maria Zanin, Antônio Augusto Iponema Costa, Simone Tuchtenhagen, Sônia Balvedi Zakrzevski, Felipe Biasus e Miriam Wisniewski.
Para o professor Samuel, “os projetos oportunizaram grande aprendizado e compartilhamento de experiências, bem como, atualização de informações relacionadas aos temas de relevância para as Redes de Atenção à Saúde. Ainda, a busca pela interdisciplinaridade foi a inovação para estas atividades, culminando em processos de tecnologia, críticas e reflexão acadêmica.