Curso de Fisioterapia encerra disciplina com atividades interdisciplinares | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Fisioterapia encerra disciplina com atividades interdisciplinares

04/07/2019 - 710 exibições

Atividades diversificadas marcaram o encerramento da disciplina de Fisiologia do Exercício do Curso de Fisioterapia da URI, o que provocou uma reflexão além da sala de aula.
Inicialmente, os alunos tiveram uma aula sobre Prescrição de Exercício com a professora convidada Mari Lúcia Sbardelotto, do Curso de Educação Física da Universidade. Ela destacou a importância de se respeitar os princípios da atividade física, bem como o trabalho transdisciplinar entre os educadores físicos e os fisioterapeutas.
Outra iniciativa foi uma visita técnica na Unimed, na área de Medicina Preventiva, onde foram recepcionados pelo educador físico Lucas Rech Caovilla, na qual puderam observar e entender o objetivo dos diferentes programas oferecidos. Também estiveram na Clínica de Fisioterapia onde foram recebidos pelo fisioterapeuta Ronaldo Fabian, quando conheceram a estrutura física e os serviços prestados pelos profissionais. Lucas e Ronaldo são diplomados pela URI Erechim.
Em um momento bem descontraído, os acadêmicos puderam ouvir e interagir com pacientes e pessoas da comunidade, onde cada um fez um depoimento sobre as suas histórias de vida e superação além de relatar como o exercício contribui para o manejo das doenças crônicas ou para as dificuldades encontradas após uma lesão importante.
De acordo com os alunos, foi uma experiência muito rica e de imenso aprendizado, pois ao ouvir o relato real, conseguiram absorver com mais facilidade o que foi ministrado na teoria.
Ao final do semestre os alunos participaram de uma atividade prática no Laboratório de Técnica Dietética no Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP) na qual, divididos em grupos, realizaram a pesquisa e a preparação de lanches voltados para a população portadora de diabetes, insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crônica, dislipidemias, entre outras. A iniciativa foi coordenada pelas professoras Ana Lucia de Carvalho Morsch e Roseana Baggio Spinelli, com o objetivo de assimilação dos conteúdos abordados em sala de aula com a prática.