Abertura de empresas é tema de estudo das aulas de Língua Portuguesa | | URI Câmpus de Erechim

Abertura de empresas é tema de estudo das aulas de Língua Portuguesa

08/07/2019 - 863 exibições

Os acadêmicos dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da URI (turmas 2019) encerraram na sexta-feira, 05, as atividades do semestre da disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Mariele Bressan. A iniciativa consistiu na apresentação de trabalhos sobre a abertura de uma empresa.
Durante o semestre, os conteúdos de Língua Portuguesa foram adaptados para essa finalidade, aliados aos interesses e demandas dos referidos cursos, de modo a propiciar aos acadêmicos conhecimentos e habilidades para sua formação pessoal e profissional.
Os acadêmicos foram instigados a empreender, usando a criatividade para a abertura de uma empresa elaborando o Planejamento Estratégico do negócio, bem como o contrato social. Criaram, também, uma peça publicitária para divulgação do empreendimento.
Dentre os trabalhos apresentados, destacaram-se empresas no ramo da alimentação, sendo uma relativa à fabricação de café e outra tendo como público-alvo pessoas com restrições alimentares; “creche” para pets; clube de futebol; comércio de peças e acessórios automotores, específico para o público feminino; agência de turismo, e empresa de restauração e conservação de bens culturais.
Antes das apresentações, as turmas receberam a visita do empresário Andrey Schulz, sócio proprietário da empresa By Seven, de Joinville/SC, que abordou, em sua fala, os principais desafios do empreendedor na atualidade. Destacou os principais aspectos relacionados a uma startup, dentre os quais, os riscos a serem previstos e eliminados, e as possibilidades de crescimento no mercado, por meio de uma visão de futuro sobre o negócio, além do bom relacionamento com os clientes e uma proposta inovadora.
O trabalho teve como fundamento a prática das chamadas metodologias ativas, que colocam os estudantes no papel de protagonistas da construção dos conhecimentos. Os objetivos foram alcançados, uma vez que os trabalhos apresentados revelaram o potencial criativo dos alunos e seu aprofundamento, tanto em relação aos conhecimentos técnicos, quanto aos saberes necessários para a vida.