URI Erechim

Notícias Gerais

URI terá turma de Mestrado no IBG no Mato Grosso | | URI Câmpus de Erechim

URI terá turma de Mestrado no IBG no Mato Grosso

19/07/2019 - 644 exibições
   

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da URI firmou na quarta-feira, 17, uma parceria com a Faculdade IBG de Rondonópolis/MT para realização de Mestrado Interinstitucional (Minter). A assinatura da parceria será por cinco anos podendo ser renovada.
"Esse é um passo que conseguimos dar depois de todo um trabalho que realizamos para atingir o conceito 4 do MEC e da criação do Doutorado do PPGEDU, o que nos possibilitou a execução do Minter. Buscamos com esse trabalho, além de qualificar pessoas, contribuir, que é uma das perspectivas da CAPES, que seus programas possam ser estendidos para outras regiões que não tenham programas de pós-graduação mestrado e doutorado. Será uma experiência importante pois estaremos saindo do RS e auxiliando na formação de professores de uma Instituição Coirmã", declarou o Reitor da URI, Professor Arnaldo Nogaro.
O Diretor do IBG, Juarez Orsolin, diplomado pela URI, declarou: "Eu sou filho da URI, me formei, especializei e trabalhei aqui como funcionário e depois que concluí o mestrado fui professor aqui. Em 2002 fui para o Mato Grosso e hoje tenho o privilégio de, através do IBG, estar fechando uma parceria com a URI para a realização deste mestrado em educação a ser ofertado no centro-oeste, significando um grande benefício já que lá não temos uma oferta tão grande de programas dessa qualificação. Conhecemos a URI e a fortaleza que ela é e a representação que ela tem no RS, destacou.
A Coordenadora do PPGEDU, professora Luci Mary Duso Pacheco, enfatizou: "O Minter representa para nós um marco muito importante, pois somos um programa completo com Mestrado e Doutorado e estamos saindo de nossas fronteiras para outros estados, levando nossos conhecimentos. Desenvolvemos uma inserção social, uma solidariedade e uma colaboração científica nos processos investigativos, tanto da URI como na região de abrangência da IBG", disse a professora.
A Diretora-Geral da URI/FW, professora Sílvia Regina Canan, reforçou a importância desse novo passo da Universidade: "Estamos felizes e é um dia de comemoração, um momento histórico para URI/FW, pois é o primeiro Minter que oferecemos e a parceria será com a IBG, onde temos um amigo como Diretor, que realizou em conjunto conosco os trâmites para que isso acontecesse. Iremos levar nosso PPGEDU para outros lugares do Brasil qualificando pessoas, pois a URI está de portas abertas para receber novos projetos dessa amplitude".
Serão 28 vagas e as aulas iniciam em setembro com encontros semestrais concentrados e presenciais. Participaram do momento também a Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Professora Neusa Maria John Scheid, o Diretor Administrativo da URI/FW, Professor Clovis Quadros Hempel, a Diretora Acadêmica, Professora Elisabete Cerutti, e a Professora do PPGEDU Ana Paula Teixeira Porto.

 

Ver mais notícias