Seminário de Formação Continuada para Gestores reúne representantes de toda URI | | URI Câmpus de Erechim

Seminário de Formação Continuada para Gestores reúne representantes de toda URI

26/07/2019 - 591 exibições

A 11ª edição do Seminário de Formação Continuada para Gestores da URI, realizada na terça-feira, 23, no Câmpus de Erechim, reuniu 240 pessoas entre professores e técnico-administrativos, dispostos a reinventar a Universidade. Organizado pela Pró-Reitoria de Ensino, o evento contou com a participação de palestrantes renomados que debateram a temática proposta sobre avaliação e aprendizagem no contexto das metodologias ativas.
Na abertura, após a recepção feita pela equipe da Reitoria às delegações de São Luiz Gonzaga, Santiago, Frederico Westphalen, Erechim e Cerro Largo, todos os participantes participaram da palestra com o professor Alexandre Ventura, da Universidade de Aveiro, em Portugal, e que atualmente atua em Dubai, nos Emirados Árabes. O professor falou sobre Avaliação e Aprendizagem: uma relação necessária.
À tarde, os participantes dividiram-se por segmentos para a continuidade das atividades. Os professores de cursos de graduação e das escolas de educação básica da URI assistiram a palestra sobre Metodologias Ativas: aprendizagem e avaliação, ministrada pelo professor José Moram, da Universidade de São Paulo (USP).
Os docentes dos programas de pós-graduações Strictu Sensu, acompanharam a fala do professor Joviles Vitório Trevisol, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) sobre Avaliação da Pós-Graduação. E os técnico-administrativos participaram da palestra do professor Olivo Tiago Giotto, da Universidade de Passo Fundo (UPF) que falou sobre Comportamento Organizacional e Mudança.
Ao fim das palestras, o grupo de participantes do evento voltou a se reunir no Salão de Atos para a realização de estudos dirigidos e participar da cerimônia de encerramento. Para a Pró-Reitora de Ensino, professora Edite Maria Sudbrack, o seminário cumpriu com o objetivo proposto de pensar a Universidade para um futuro inovador. “O Seminário de Gestores marcou pela qualidade dos conferencistas e pela densidade das propostas apresentadas. Marcou também pela efetiva participação dos diferentes Câmpus da Universidade. Penso ser uma das maiores participações que tivemos, num clima de muita alegria e seriedade. Alegria e seriedade não são contraditórias, no sentido de estarem entusiasmados pelo melhor momento do evento e, ao mesmo tempo, um comprometimento com as questões colocadas”, afirmou a Pró-Reitora, destacando ainda que o retorno tido é de total positividade e da certeza que os temas discutidos durante o evento devem continuar em pauta nos Câmpus ao longo da realização dos projetos para 2019.
Em 2020, já está prevista a realização do XII Seminário de Formação Continuada para Gestores da URI, desta vez no Câmpus de Frederico Westphalen.