Equipe URI Baja Team vai participar da 17ª Competição Baja SAE Etapa Sul 2019 | | URI Câmpus de Erechim

Equipe URI Baja Team vai participar da 17ª Competição Baja SAE Etapa Sul 2019

30/07/2019 - 1076 exibições

A equipe URI Baja Team, que tem o apoio da Sicredi UniEstados, está se preparando para a 17ª Competição Baja SAE Etapa Sul 2019. As provas já iniciaram, mas o ápice do evento acontecerá de 15 a 17 de novembro, na Universidade de Caxias do Sul.
Neste ano, a equipe da URI, coordenada pelo professor Oséias Esmelindro, do Curso de Engenharia Produção, está preparando um novo protótipo, que consiste na evolução do que foi levado na última competição, em 2013. O programa Baja é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho.
A equipe, que tem, ainda, como um dos orientadores o professor Arthur Beskow, conta com 20 acadêmicos dos Cursos de Engenharias Mecânica, Elétrica e de Produção. Outro importante atrativo da competição é que as equipes vencedoras da etapa nacional são convidadas a participar da etapa internacional da prova nos Estados Unidos. O objetivo do grupo de alunos e professores é ficar entre os dez primeiros lugares.
Para o coordenador do Curso de Engenharia Mecânica da URI Erechim, professor Marco Antonio Sampaio Ferraz de Souza, a participação dos estudantes significa um divisor de águas na formação acadêmica, pois é uma atividade capaz de inserir o aluno no mundo de projetos, do trabalho em equipe, da tomada de decisões, que são ferramentas que lhe dão habilidades para encarar o mercado de trabalho.
Todas as equipes que participam da competição são financiadas pelas próprias instituições de ensino e por patrocinadores. O orçamento restrito é um dos grandes desafios enfrentados, por isso, a equipe da URI reforça a importância do apoio financeiro da Sicredi UniEstados e de outras empresas patrocinadoras. Sem esse apoio, nada seria possível, asseguram os alunos.
Para a Sicredi UniEstados, firmar compromissos de parceria com estudantes contribui com o seu crescimento e formação, além de reforçar a preparação para o mercado de trabalho. O Sicredi tem os seus valores voltados ao benefício da sociedade como um todo e o apoio às equipes acadêmicas em competições regionais e nacionais vem no sentido de poder contribuir com a educação e na divulgação do nome da cidade e da região.