URI Erechim

Notícias Gerais

Finalizada 8ª edição do curso da Nova Ortografia | | URI Câmpus de Erechim

Finalizada 8ª edição do curso da Nova Ortografia

31/07/2019 - 477 exibições
   

Considerando a obrigatoriedade da nova ortografia a partir de 1º de janeiro de 2016, a URI Erechim realizou, de 22 a 26 de julho, a 8ª edição do curso de extensão sobre o tema. A atualização se faz necessária aos usuários da modalidade escrita da língua, que devem levar em consideração as regras que estruturam o sistema ortográfico e investir, de forma sistemática e contínua, em instrumentalização e atualização. O curso, que ocorreu de forma intensiva – todas as noites, de segunda a sexta-feira –, teve duração de 20 horas.
Conforme explica Cássio Lucas, ministrante do curso, foram abordados pressupostos de fonologia e morfologia – para compreensão mais ampla e efetiva das alterações – e as mudanças propriamente ditas, tais como alterações no alfabeto e nas regras de acentuação gráfica, bem como em relação ao uso do trema e do hífen, dentre outros tópicos correlatos.
O Acordo Ortográfico, cujo texto oficial foi assinado por países lusófonos em 1990, entrou em vigor, no Brasil, em 2009, tendo um prazo de adaptação que se estendeu até 2015. Em 1º de janeiro de 2016 a nova ortografia entrou em plena vigência, tornando-se a única forma correta de se escrever em língua portuguesa. Em Portugal, o período de adaptação acabara já em 2015. Na URI Erechim, desde 2015 foram realizadas edições desse curso de extensão, além de outras atividades – como palestras, minicursos e oficinas – desde 2009.

 

Ver mais notícias