Professor fala sobre a relação família-escola no Fórum de Ipiranga do Sul | | URI Câmpus de Erechim

Professor fala sobre a relação família-escola no Fórum de Ipiranga do Sul

10/09/2019 - 669 exibições

Encerrado na sexta-feira, 6, o II Fórum Regional de Educação de Ipiranga do Sul, que teve o apoio da URI Erechim, através dos professores Carlos Antônio da Silva, Idanir Ecco e Jaqueline Enricone, da área de Ciências Humanas, que fizeram parte da Comissão Organizadora e Científica.
Na quinta-feira, 5, o Coordenador do Curso de Pedagogia, Idanir Ecco, foi conferencista do evento quando falou sobre a relação família e escola. A palestra, realizada no Salão Paroquial da cidade, contou com a presença de mais de 200 convidados. Idanir usou uma frase do poeta genevês Jean Antoine Petit-Senn (1792-1870), para começar a palestra: “Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo”.
Segundo Idanir, existe uma relação entre a família e o os resultados na aprendizagem escolar dos filhos, pois ela exerce uma considerável influência. “Nunca é demais insistir que a educação é de responsabilidade da família e da escola. Cabe à família vivenciar valores e orientações para um bem viver em sociedade, isto é, normas de conduta; e à escola cabe reforçar os valores e desenvolver habilidades e competências para com o conhecimento e para com o exercício de uma profissão, mostrar a importância da coletividade e propor ações que promovam o desenvolvimento intelectual. O apoio daquela é fundamental para que esta cumpra com suas responsabilidades. Portanto, família e escola devem manter sintonia, interagir, cooperar”, disse o professor.
A presença da URI no Fórum de Educação em Ipiranga do Sul também foi marcada pelo lançamento do livro “Temas Contemporâneos em Educação: Reflexões, Perspectivas e Desafios”, da Edifapes, organizado pelo professor Idanir Ecco.
O trabalho conta com a participação de textos escritos pelas alunas do Curso de Pedagogia, Leandra Sacon, Michele Santa Catarina, Louise Cerqueira Feijó, Rochana Basso, Francine Fontana e Bruna Milena Romanowski, conjuntamente com os professores Idanir Ecco, Franciele Fátima Marques e Carlos Antônio da Silva. Outro destaque da obra são as ilustrações criadas pela estudante Lídia Ramos da Silva, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Altamiro Guimarães, do município de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis.