Aberto Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação | | URI Câmpus de Erechim

Aberto Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação

01/10/2019 - 1945 exibições

Uma aula sobre o futuro e o que nos espera. Assim pode ser resumida a conferência de abertura do V Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação da URI, nesta segunda-feira, 30 de setembro, no Salão de Atos da Universidade. O convidado foi o professor Gil Giardelli, de São Paulo.
Com formações no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Stanford University e na Universidade de São Paulo (USP), atualmente Giardelli é referência na difusão de conceitos e atividades ligadas à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa, inovação, transformação digital, quarta revolução industrial, empreendedorismo social e estudos do futuro.
Na conferência, onde utilizou até um robô para ilustrar a evolução tecnológica e a sua importância na sociedade atual, disse que o futuro já chegou, porém, mal distribuído. “Enquanto existem pontos de extrema evolução como na China e, agora, inclusive na Estônia, o Brasil está deixando a desejar nessa questão”, afirmou Giardelli.
Mas passou uma mensagem positiva ao destacar que os avanços tecnológicos vêm contribuindo para que o mundo tenha mais conforto e paz social. Mas alertou: “Vivemos tempos de colaboração onde saber e não passar adiante é o mesmo que não saber. A inteligência precisa ser coletiva para que alcancemos melhores resultados”, pontuou.
Disse, ainda, que os avanços de hoje são causados pela “desobediência” dos pesquisadores que não têm limites de ideias. “Temos, atualmente, 260 inovações esperando por patentes no país. Por isso, o Brasil precisa decidir o que quer de agora em diante, pois estamos cada vez mais distantes do mundo”, declarou.
O V CONIGTI, que continua até sexta-feira, é promovido e realizado pela URI Erechim, através dos Departamentos de Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias e Ciência da Computação. Tem o patrocínio diamante da TOP Formaturas e CAMPOS Casa do Vidro; patrocínio Ouro da Engie Brasil; e como apoiadores Galgo Beer House, Kerbermix e Graham Investimentos e parceria Íbis Hotéis e CI Intercâmbio e Viagem.
A abertura do evento teve a presença das seguintes lideranças: Diretor-Geral da URI Erechim, Paulo Roberto Giollo; Coordenador de Área das Engenharias e Ciência da Computação, Cristiano Vitorino da Silva; Coordenador de Área das Ciências Sociais e Aplicadas, Junior Luis Souza; Coordenadora Geral do Congresso, Jessie Carvalho Bruhn;
Chefe de Gabinete da Prefeitura, Roberto Fabiani; vereador Flávio de Barcelos; Representante da CDL, Alessandro Soccol Barbieri; e a Diretora do Segmento Construção Civil da UNINDÚSTRIA, Viviani Brum de Camargo Moscato dos Santos.
Durante esta semana os participantes terão a oportunidade de explorar o mundo da Inteligência Artificial, Robótica, dos Drones, sistemas avançados de produção e construção, além de uma imersão em ecossistemas de inovação sustentável e econômica, por meio de mais de 30 atividades previstas em palestras, workshops, minicursos e visitas técnicas. Na quinta-feira será realizada a Mostra Científica de pôsteres, onde representantes de diversas universidades terão um espaço para difusão de suas pesquisas realizadas nos três estados da região sul do país.