URI Erechim

Notícias Gerais

Retirada de árvores em frente à URI faz parte do projeto de arborização segura | | URI Câmpus de Erechim

Retirada de árvores em frente à URI faz parte do projeto de arborização segura

09/10/2019 - 1106 exibições
   

A RGE deve realizar nos próximos dias o corte de algumas árvores em frente à URI, assim como vem ocorrendo em outros locais da cidade. A retirada faz parte do projeto “Arborização + Segura” para o perímetro urbano da cidade, firmado em agosto do ano passado com a Prefeitura Municipal e que teve a aprovação da Câmara de Vereadores.
O objetivo do Projeto é executar o manejo, a poda ou o corte de árvores na zona urbana, com vistas à eliminação de riscos do contato com a rede energizada, pois algumas espécies, em contato com a rede ou potencial de energização do exemplar arbóreo, podem gerar riscos de choque elétrico e interrupção do fornecimento de energia à população. O projeto foi elaborado pela RGE, em 2017, tendo como responsável técnico o Engenheiro Ambiental, Guilherme Donato Pagliarini, da Gerência de Meio Ambiente e Diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da RGE.
Basicamente, a proposta é substituir árvores elencadas tecnicamente pela equipe da RGE como de risco, as quais são vistoriadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente que emite alvará para corte em caso de concordância. A RGE está custeando o corte raso das espécies indicadas, o conserto das calçadas e o plantio de novas árvores, conforme a Cartilha Municipal de Arborização Urbana de Erechim.
Em Erechim, a partir do mês de setembro deste ano, estão sendo suprimidos exemplares das espécies de canela-doce, ligustro, cinamomo, ipê, canforeira, tipuana, aroeira-periquita, entre outras, as quais são espécies totalmente incompatíveis com as redes de energia por terem porte grande quando adultas.
Em frente a URI estão plantadas árvores de grande porte como ipês roxos e jacarandás, e de médio porte, como ipê amarelo e canela-doce. As espécies de grande porte estão constantemente necessitando de podas de segurança e apresentam a copa apodrecendo e com peso dos galhos desequilibrados. Já os ipês amarelos estão com vitalidade comprometida e também necessitam de podas drásticas para respeitar as normas de segurança.
Tecnicamente, a poda das árvores interfere no sistema radicular dos vegetais e as podas drásticas ou excessivas, realizadas periodicamente, levam ao apodrecimento das raízes, deixando os vegetais instáveis com risco de queda, além de ficarem esteticamente comprometidos, além de se constituírem em crime ambiental pela legislação vigente em Erechim. O solo urbano compactado por calçadas, asfalto e concreto também impedem o bom desenvolvimento das raízes e por essa razão algumas espécies de árvores urbanas são mais suscetíveis à queda.
As árvores que serão suprimidas em frente à URI serão substituídas por outras, atendendo ao Projeto “Arborização + Segura” e as orientações do Plano Diretor de Arborização Urbana. Esse plano, elaborado por profissionais do Departamento de Ciências Biológicas da URI, em parceria com diversos segmentos da sociedade, estabelece que a arborização de vias públicas, incluindo o passeio público, é de competência do município, bem como sua manutenção, o qual dispõe dos serviços de corte e plantio de árvores.
Apesar de prever ações de supressão de vegetação, haverá um significativo incremento arbóreo nas áreas urbanas do município, tendo em vista que ele garante plantios de mudas de árvores em quantidade superior em relação a quantia de vegetais que será suprimida. E também ocorrerá uma diminuição gradual no volume de podas a serem realizadas em Erechim, para fins de manutenção e conservação dos ativos elétricos presentes no município.

 

Ver mais notícias