URI Erechim

Notícias Gerais

Rádios Comunitárias participam de Curso de Comunicação e Marketing | | URI Câmpus de Erechim

Rádios Comunitárias participam de Curso de Comunicação e Marketing

16/10/2019 - 433 exibições
   

No cenário mundial das organizações é notório a necessidade constante de qualificação, pois os diferentes mercados buscam diariamente otimização de processos para obter maior competitividade e melhoria em seus produtos e serviços. Dentro deste cenário, a URI Erechim abriu, no dia 04 de outubro, um Curso de Comunicação e Marketing para rádios, onde estão inseridas mais de 12 emissoras da região. O curso foi pensado e discutido com a Associação das Rádios Comunitárias, atendendo as demandas do setor.
Os dirigentes dos veículos de comunicação entenderam que hoje a comunicação está evoluindo cada vez mais, principalmente nas redes sociais e existe, portanto, uma necessidade de informações rápidas e instantâneas, o que fez com que elas mudassem suas programações e suas formas de atuar.
Neste contexto, as rádios comunitárias ocupam um papel indispensável em comunidades menores e com programações locais. Com alcance de aproximadamente um quilômetro, são emissoras FM com potência máxima de 25 watts. As programações têm seu norte na informação, lazer, manifestações culturais, artísticas, folclóricas e tudo aquilo que possa contribuir para o desenvolvimento da comunidade, diminuindo as desigualdades e aproximando as diferenças sem discriminação de raça, religião, sexo, convicções político-partidárias e condições sociais.
Essas emissoras são hoje um tipo de mídia de maior representatividade em grupos mais segmentados em termos de alcance midiático. Seu foco são os assuntos das comunidades, dos grupos marginalizados, dos grupamentos e segmentos sociais não considerados pelas mídias tidas como consagradas.
Por isso, é importante qualificar os membros desses veículos para terem habilidade para realizar atividades profissionais, a criação de programas, produtos audiovisuais institucionais, educacionais, informativos ou de entretenimento, como adaptação de narrativas para todo tipo de veículo audiovisual.
Para Edison Roberto Demarco, da Associação Brasileira das Rádios Comunitárias (ABRAÇO), “o Curso de Atualização em Comunicação e Marketing para rádios, parceria construída com a URI Erechim, representa um marco histórico para a trajetória da comunicação comunitária do Alto Uruguai. A formação e qualificação vêm preencher uma lacuna e um antigo sonho das Rádios Comunitárias (Radcom), sem contar a oportunidade única de troca de experiências, dificuldades e anseios. Somos gratos à URI por entender a nossa importância para as suas comunidades”.

 

Ver mais notícias