Plantão Psicológico Solidário auxilia pessoas e contribui na formação profissional | | URI Câmpus de Erechim

16/10/2019 - 829 exibições

O Curso de Psicologia da URI desenvolveu durante o mês de setembro, ações que deram apoio à população e contribuíram para uma melhor formação acadêmica. Foi através do projeto ESCUTAmento: Plantão Psicológico Solidário, desenvolvido durante o período chamado “Setembro Amarelo” que teve o objetivo de marcar a importância de cuidar da saúde mental e prevenir o suicídio.
A iniciativa, realizada nos dias 14 e 28 de setembro, foi em virtude de uma realidade preocupante, a de que o número de suicídios aumenta a cada ano, atingindo até mesmo crianças e idosos. O número alarmante de casos de suicídio tem chamado atenção da comunidade de psicólogos que em vários locais do país estão promovendo ações para informar a população sobre os cuidados com a saúde mental, a necessidade de falar sobre o que sente, pensa e faz e buscar ajuda quando a pessoa está em sofrimento emocional.
Conforme o coordenador do Curso de Psicologia da URI, professor Felipe Biasus, “o atendimento psicológico é, para a maioria das pessoas de baixa renda, um cenário distante, pois enfrentamos uma escassez de profissionais psicólogos na saúde pública para atender uma demanda que cresce a cada dia. Mesmo com as tentativas das universidades de oferecer atendimento psicológico e acompanhamento através dos locais de estágio, ainda assim, grande parte da população sequer foi atendida por um psicólogo alguma vez”, revela.
Além disso, explica o coordenador, os acadêmicos de Psicologia que estão passando pela formação, necessitam entrar em contato com esta realidade, para que possam se preparar melhor para o futuro profissional, bem como ter experiências que irão agregar na sua formação teórica e técnica.
Considerando todos estes aspectos, diz Biasus, “propomos a ideia de oferecer, durante o mês de Setembro, plantões psicológicos solidários para a população de Erechim, além de promover um espaço de divulgação dos cuidados em saúde mental”. A proposta é oferecer plantão psicológico solidário em locais centrais da cidade de Erechim, em datas específicas que irão ser divulgadas para o público e oferecer, igualmente, nas escolas e UBS que recebem estagiários de psicologia, local de plantão psicológico.
Nas duas iniciativas, foram entregues mais de 800 unidades de material informativo; divulgada a importância da saúde mental e os cuidados necessários; oferecidas informações coerentes e acolhimento, direcionando as pessoas para que busquem ajuda especializada e adequada; e divulgados contatos telefônicos e sites seguros onde a população pode buscar auxílio e informações.
As primeiras iniciativas desenvolvidas aconteceram em lugar aberto, no Seminário Nossa Senhora de Fátima e Praça da Bandeira, onde foram organizados espaços com cadeiras e identificação, caso as pessoas manifestassem desejo de sentar para serem ouvidas. Foram organizadas duas equipes de alunos, lideradas por professores, que após treinamento prévio, desenvolveram o acolhimento e escuta da população. E as ações mostraram que existe um número considerável de pessoas a serem atendidas.
A intenção é repetir a experiência em outros anos quando serão convidados a participar deste projeto alunos a partir do 6º semestre de Psicologia, que passarão por um treinamento adequado para realizar as escutas e dar as orientações.