Innovation Day: simplificar processos para tornar a vida das pessoas melhor | | URI Câmpus de Erechim

Innovation Day: simplificar processos para tornar a vida das pessoas melhor

25/10/2019 - 772 exibições

Um desafio instigante mobilizou durante os últimos cinco meses duas grandes instituições de Erechim: Unimed e URI que, com o suporte da equipe da Eretz.bio, incubadora de startups mantida pelo Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, uniram forças a fim de desenvolver soluções inovadoras na área da saúde para simplificar processos e tornar a vida das pessoas melhor.
Na noite de quinta-feira, 24, no Salão de Atos da URI, foram apresentados os resultados projeto denominado Innovation Day. Participaram do projeto alunos de Administração, Odontologia, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Ciência da Computação, Farmácia, Educação Física, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, além de colaboradores da Unimed.
As atividades, porém, foram além da revelação das soluções afins a temas como gestão de polifármacos; telemonitoramento; serviços de nutrição e dietética; coordenação do cuidado; e centralização de dados e agendas, realizadas pelas equipes envolvidas no projeto, englobando estudantes e professores da URI e colaboradores da Unimed.
O Innovation Day trouxe a Erechim, também, duas lideranças reconhecidas nacionalmente na questão da inovação em saúde: o médico cirurgião plástico pelo Instituto Ivo Pitanguy, Leonardo Aguiar; e Cláudio Terra, do Hospital Albert Einstein, de São Paulo. Leonardo é defensor da união entre a saúde integrativa e seu uso pelas tecnologias exponenciais. Cláudio Terra, por sua vez, destacou que os avanços tecnológicos podem contribuir para melhorar o acesso da população aos serviços de saúde.
De acordo com o Presidente da Unimed Erechim, Luiz Felipe Leães, o objetivo do Innovation Day foi plenamente alcançado. Entendimento semelhante tem o Diretor Acadêmico da URI, Adilson Stankiewicz. “A aproximação entre a Universidade, cooperativa e empresas, no curto e médio prazo, deve beneficiar toda região com as soluções apresentadas”, disse.
Para o Diretor de Sustentabilidade da Federação Unimed RS, Alcides Mandelli Stumpf, os meios digitais, ao revolucionarem a saúde, apresentam um novo ciclo capaz de ampliar o acesso, fazendo a diferença na vida das pessoas. O Diretor Administrativo da Unimed, Élcio Zanardo, lembrou que o Innovation Day foi uma ideia gerada há 2,5 anos e contou, desde o início, com o apoio da Eretz.bio, do Albert Einstein, a quem agradeu pela parceria, ao lado da URI.