Escola Básica

Alunos da Escola participam de Festival Internacional de Programação e Robótica | | URI Câmpus de Erechim

Alunos da Escola participam de Festival Internacional de Programação e Robótica

29/10/2019 - 1257 exibições

Um grupo de alunos da Escola de Educação Básica da URI, participou, de 22 a 24 de outubro, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, do Festival Internacional Maker Mostratec de Programação e Robótica (FIMMPRO), um evento integrado à Mostratec que tem como foco a divulgação da cultura do “faça você mesmo” (DIY), com ênfase na robótica educacional livre.
O movimento “Maker” incentiva o uso das tecnologias livres disponíveis na internet para que as pessoas façam suas próprias criações, que possam ser responsáveis pelos processos de criação e manutenção. Cerca de 1.000 participantes, de diversas regiões do estado e do País, estiveram participando do evento.
O FIMMPRO é um evento que, a cada ano, vem aumentando o número de visitantes e participantes, dentre eles, empresários, autoridades nacionais e internacionais, profissionais de diversas áreas, educadores, estudantes, imprensa e comunidade em geral. Além das competições, o público do evento conta com seminário, palestras, oficinas práticas e cursos de curta duração.
A MOSTRATEC conta com a participação de 752 projetos de pesquisa: 420 do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio; 260 do Ensino Fundamental; e 72 projetos da Educação Infantil, do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como: SIET- Seminário Internacional de Educação Tecnológica, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.
Os 12 alunos do Espaço Maker da Escola de Educação Básica da URI tiveram sete trabalhos selecionados para apresentação em formato de pôsteres e de forma oral.
O trabalho sobre carrinho movido a elástico e bexiga foi apresentado pelos Bernardo Marinho Ribeiro, Lucas Zanoni Davoli e Éollo Brusamarello. Já o trabalho sobre desenvolvimento de um apagador automático foi apresentado por Luiza Treichel Mossi, Matheus Lopes Colossi, Pedro Santin Montemezzo e Rafael Gustavo Kammler. Um terceiro trabalho tratou sobre disco de Newton e foi apresentado por Francisco Bielski Kozak, Augusto Zanardo Sartori e Mathias Skowronski Froehlich. Enquanto isso, os alunos Éollo Brusamarello, Lucas Zanoni Davoli e Bernardo Marinho Ribeiro mostraram um trabalho sobre mão robótica. O Mundo Giratório 360º foi tema do trabalho realizado pelos Caroline Domingues e Luiza Agliardi. As Possibilidades Pedagógicas do Minecraft foi tema do trabalho apresentado pelos professores Mateus Baldissera e Paulo Henrique Santini. Por último, o trabalho sobre a Varinha de Pesca Eletrônica foi mostrado por Mathias Skowronski Froehlich e Francisco Bielski Kozak. Durante o evento, os alunos tiveram contato com alunos de ensino fundamental I e II, ensino médio, expositores, escolas e docentes que desenvolvem pesquisas e trabalhos na área de robótica e da cultura maker. Além de conhecerem a excelente estrutura do evento, os alunos tiveram oportunidade de conhecer mais de 700 projetos e pesquisas dentro da área.
Participaram do evento grandes referências do país, como a professora Débora Denise Dias Garofalo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Ary Parreiras, ganhadora do Prêmio Professores do Brasil 2018, com o projeto “Robótica com sucata, promovendo a sustentabilidade”. Além disso, estava presente também o professor Danilo Rodrigues César, criador do projeto Robótica Livre no Brasil, em 2001.
Outro ponto importante do evento foi a discussão de tópicos com relevância a nível mundial. Na programação do evento, foram realizadas oficinas, seminários, palestras e workshops. Dentro do cronograma, o professor Paulo Henrique Santini expôs um relato de experiência com tema “Abertura de Espaço Maker em escola pública e privada”. Ainda dentro do cronograma, o professor Santini mediou um debate sobre Robótica Livre e sua relação com a academia.
Os representantes da Escola trouxeram na bagagem muito aprendizado, novas ideias para desenvolverem novos projetos e aprimorar cada vez mais seus próprios protótipos apresentados durante o evento.