Escola Básica

Alunos da Escola iniciam campanha de combate ao bullying | | URI Câmpus de Erechim

Alunos da Escola iniciam campanha de combate ao bullying

31/10/2019 - 1101 exibições

O bullying é um problema que está sempre em pauta e que afeta qualquer escola ou grupo social em algum grau. Embora seja um tema antigo, ele faz parte da realidade das escolas.
Em razão disso, alunos da Escola de Educação Básica da URI se mobilizam para criar campanhas e iniciativas que tenham o objetivo de combater e diminuir os índices e o próprio comportamento a respeito disso.
Na terça-feira, 29, no início da manhã, tendo por local o Salão de Atos, eles tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas de campanha e seus compromissos como alunos. Algumas propostas apresentadas: conversa anônima (uma caixa onde os alunos podem denunciar casos de bullying anonimamente); confecção de um tabuleiro interativo, onde terão casos de bullying a serem resolvidos; oficinas de arte (pintura, desenho, grafite, cartoon e elaboração de vídeos).
Em seguida, tiveram uma palestra sobre essa temática com a psicóloga Sandra Munero, que destacou a importância dos alunos em serem sujeitos do processo e das ações que estão sendo desenvolvidas pela escola juntamente com os alunos. Para ela, esses projetos não só auxiliam os alunos na resolução de problemas, como também, os preparam para um mundo melhor.
Segundo a Escola, a compreensão que se tem a respeito desse assunto é, em geral, muito pequena e a pouca discussão sobre ações eficientes impede o desenvolvimento de boas estratégias para lidar com a questão.
Os professores entendem, entretanto, que a prevenção ao bullying deve ser uma prioridade das instituições de ensino. Isso porque as práticas de intimidação que o constituem podem causar enormes danos a toda a comunidade escolar. Além disso, os efeitos das agressões caminham por uma longa estrada com os envolvidos e se refletem em diversas situações de suas vidas.
Pensando nisso, a Escola de Educação Básica da URI vem discutindo e refletindo ao longo deste ano esse tema com seus alunos. Foram desenvolvidas diversas atividades a fim de orientá-los e conscientizá-los a respeito disso. Com esse intuito, os alunos foram desafiados a promoverem campanhas e assumirem compromissos para diminuir possíveis casos de bullying na escola.