Programa de Iniciação à Docência desenvolve seminário de socialização e avaliação | | URI Câmpus de Erechim

08/11/2019 - 2198 exibições

Coordenadores, supervisores e bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) estiveram reunidos na terça-feira, 5, no VIII Seminário Institucional Integrador da Iniciação à Docência (PIBID) URI. O evento teve por objetivo oportunizar a reflexão e discussão de conhecimentos envolvendo a docência, bem como a socialização das experiências e vivências propiciadas por meio da articulação e interação da iniciação à docência no âmbito do PIBID-URI.
O Seminário teve início com uma atividade cultural com o professor e violonista Amilton Jacobi, seguida pela palestra da Pró-Reitora de Ensino, Professora Edite Maria Sudbrack, que falou sobre a importância da docência e os desafios da atualidade. Na sequência, foi realizada a socialização e avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes nas escolas, bem como uma mesa-redonda com os professores supervisores.
O Projeto vem sendo desenvolvido na Escola Estadual Normal José Bonifácio, pela equipe PIBID do Curso de Pedagogia; no Colégio Estadual Professor Mantovani, pelo curso de Educação Física Licenciatura; e na Escola Estadual de Ensino Médio Irany Jaime Farina, pelo Curso de Ciências Biológicas Licenciatura.
O PIBID é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O Programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com as redes de ensino. A equipe envolvida no Programa ressaltou a importância da iniciativa na formação dos futuros professores e suas contribuições para as escolas abrangidas.